
O momento mais chocante do ADCC da temporada, o mesmo que coroou Kaynan Duarte como campeão peso e absoluto, foi a derrota de Nicholas Meregali para Michael Pixley, faixa-roxa de Jiu-Jitsu, mas exímio lutador de grappling. Por muito tempo, a zebra histórica foi o que mais se comentava com relação ao ADCC, já que Nicholas, extremamente confiante, antecipava a sua vitória na divisão de peso e nas disputas do aberto com riqueza de detalhes.
Kaynan Duarte, o faixa-preta da Atos que ganhou tudo na T-Mobile Arena, era um dos alvos de Meregali nas declarações pré-evento. Em entrevista ao VF Comunica, Kaynan falou que o maior erro de Meregali, que culminou na derrota que ninguém esperava, foi o fato dele ter subestimado Michael Pixley.
“Não existe luta ganha sem ter lutado, não existe isso. Isso é uma prova disso, sabe? Mas acredito que ele subestimou o oponente dele, talvez foi até um pouco de ego da parte dele. Porque ele viu que estava sendo dominado pelo ‘Pix’, a galera aí no Brasil fala ‘Pix’, né? (risos) Na parte em pé, mas em vez dele puxar para a guarda, quis continuar naquele jogo. Quando a gente está vendo que está perdendo naquela parte, tem que mudar a estratégia, ele não fez isso.”, avaliou.
Kaynan Duarte acredita no potencial de Nicholas e diz que o faixa-preta da New Wave vai voltar com mais munição
Quando a luta entre Nicholas Meregali e Michael Pixley começou a se desenvolver, ficou claro que o menos graduado em Jiu-Jitsu era bastante perigoso no jogo em pé. Antes de derrubar Meregali, dominar no chão e finalizar no triângulo de mão, ele havia entrado em queda com bastante facilidade e derrubado Nicholas, que logo se recuperou e tentou recalcular a rota. O brasileiro chegou a perceber que o caminho da vitória estava no chão e por isso tentou fazer guarda sentado, mas Pixley evitava engajar e até arriscou umas passagens em alguns momentos. Quando a luta voltou para o alto, foi fatal.

Como um atleta de alto rendimento, Kaynan sabe que reveses como esse acabam fazendo parte da trajetória. Nicholas precisou se submeter a uma cirurgia depois da derrota, que resultou em uma lesão, e agora está na fase da recuperação. Ao comentar o infortúnio, o atual campeão do ADCC afirmou que Nicholas vai sair por cima depois dessa fase desfavorável.
“Eu acredito que, apesar de eu não concordar com tudo que ele faz, vai ser um aprendizado para ele. Acredito que ele vai voltar mais forte dessa fase ruim.”, destacou.