Campeão peso e absoluto do ADCC, Kaynan Duarte cedeu entrevista ao podcast Mundo da Luta e citou o momento atual de Gordon Ryan, que também participou do evento principal do ADCC da temporada. Kaynan Duarte protagonizou uma campanha estrondosa no torneio mundial da maior organização de grappling do mundo. Foi campeão na divisão até 99 kg e manteve a dominância do seu jogo no peso aberto, ficando com o título absoluto que pertencia a Yuri Simões.
Kaynan falou sobre a pressão de se manter sempre no topo
Na entrevista às jornalistas Ana Hissa e Vitória Lemos, o faixa-preta multicampeão da Atos falou sobre as dificuldades de se manter no topo, ainda mais se tratando de um atleta como Gordon Ryan, que sustentou uma hegemonia por um longo tempo, mas que agora enfrenta problemas de saúde. No ADCC de 2024, Gordon fez duas superlutas, uma contra Felipe Pena e outra com Yuri Simões. Em ambas venceu por pontos.
“Não gosto de mentir para mim mesmo, ele é o melhor peso por peso, já vem algum tempo sem derrota, mas é difícil se manter no topo por tanto tempo. Ganhar é difícil, mas se manter no topo é muito mais difícil, principalmente agora que ele está com uns problemas de saúde. Quando você está no topo, seu jogo fica mais manjado, já vi umas lutas dele, estava estudando ele. Se eu tivesse lutado com ele nesse ADCC, eu teria ganhado. Eu já senti que ele tem um receio de lutar comigo.”, afirmou Kaynan.
Depois da performance que fez de Kaynan o lutador mais dominante do ADCC, a presença do brasileiro está confirmada na superluta do evento, em 2026, contra o estadunidense Gordon Ryan. Os dois já se enfrentaram em 2018, em um Pan-Americano No Gi da IBJJF, e Ryan venceu via mata-leão na final do absoluto. De acordo com a confiança de Kaynan, fundamentada em uma campanha brilhante no ADCC, hoje o resultado teria muita chance de ser diferente.