
Não foi desta vez que o cinturão dos leves do UFC trocou de dono. Depois de ver seu oponente trocado de última hora para a luta principal do UFC 311, que aconteceu neste sábado, dia 18, em Los Angeles, Islam Makhachev confirmou a supremacia de campeão e defendeu o seu reinado entre os leves contra o desafiante Renato ‘Moicano’. O brasileiro foi finalizado no primeiro round.
Com a vitória, Islam não garante somente mais um período de glória como campeão do UFC. Agora, o russo ultrapassou o recorde do conterrâneo Khabib Nurmagomedov em número de defesas de cinturão do peso leve dentro da organização, com quatro defesas bem-sucedidas.
No combate, a luta principal da noite do primeiro UFC numerado de 2025, Renato ‘Moicano’ entrou focado no primeiro round e chegou a acertar um soco com potencial para fazer desmoronar a fortaleza do russo. No entanto, ele não estava disposto a entregar o jogo, entrou em queda e conseguiu levar o adversário ao chão. Depois disso, não houve mais possibilidade de reação por parte do brasileiro, que foi dominado no solo. Islam se antecipou para liquidar logo a fatura e encaixou o triângulo de mão, que teve como resultado os tapinhas de desistência de ‘Moicano’, para o delírio da torcida do russo que marcou presença na arena.
Renato ‘Moicano’ foi convocado de forma imprevisível para lutar pelo cinturão contra o campeão Islam Makhachev
A performance de ‘Moicano’ era aguardada com grande expectativa por parte dos fãs, pela oportunidade de luta por cinturão mas, principalmente, pela forma inesperada que o confronto se concretizou. Na pesagem para o UFC 311, na véspera do evento, Renato foi anunciado como o novo desafiante ao cinturão devido a uma lesão alegada por Arman Tsarukyan, o adversário original. ‘Moicano’ aceitou prontamente o desafio, com a benção de Dana White, e obteve o que queria dentro da companhia. Vale lembrar que o lutador de MMA já estava escalado para o evento. Ele iria lutar contra Beneil Dariush, mas a promoção do brasileiro, que escalou ao evento principal, desfez o duelo.
“Estou muito triste, perdi ainda no primeiro round. Não é o fim para mim, não sei se vou ter outra oportunidade como essa, mas vou dar o meu melhor.”, disse o brasileiro, desapontado com a derrota.
No co-main event do UFC 311, entre Merab Dvalishvili e Umar Nurmagomedov, também não houve troca de campeão. O georgiano Merab manteve a coroa entre os galos e foi declarado vencedor da segunda luta mais importante da noite por decisão unânime do corpo de arbitragem. Foi a primeira defesa de cinturão do campeão da divisão.