Falta menos de um mês para Gabriel Sousa enfrentar Mikey Musumeci no ONE Championship 167, agendado para o dia 7 de junho na Impact Arena, em Bangkok, na Tailândia. Em entrevista exclusiva ao jornalista Vitor Freitas, do VF Comunica, o brasileiro de Fortaleza esmiuçou o jogo do adversário e disse o que espera do combate, sua estreia na organização, contra o atual campeão dos moscas.
“Eu acredito que vai acontecer a mesma coisa na luta. Ele vai chamar na guarda porque você não vê ele trocando Wrestling. Ele tem uma guarda muito boa, ele ataca chave de calcanhar, chave de pé muito bem. Então, eu acredito que não tem motivo para ele se expor tentando fazer Wrestling, que é uma das áreas que eu estou evoluindo muito na carreira, nos últimos dois anos, desde o ADCC. Eu estou bem confiante para lutar. Eu não tenho pressão nenhuma, não tenho nada para provar para ninguém. Eu ganhei dele e vou lá fazer o meu trabalho bem feito.”, disse Gabriel.
Gabriel Sousa ganhou destaque ao finalizar Musumeci no WNO
Quando Gabriel cita que já ganhou de Mikey, ele estava se referindo a uma edição do Who’s Number One, em 2021, quando ele enfrentou Musumeci na posição de azarão. Depois de passar a guarda elástica do lutador estadunidense, Sousa estabilizou no norte-sul e conseguiu a finalização por estrangulamento. Desde então, Gabriel foi ganhando mais prestígio no cenário do grappling. No ano seguinte, em 2022, no evento principal do ADCC, o faixa-preta só perdeu a final para Diogo Reis, por pontos, ficando com o vice-campeonato.
O campeão dos moscas do ONE, oponente de Gabriel no próximo mês, está no comando de uma campanha bem sucedida na organização. Desde que passou a integrar o elenco de lutadores contratados pelo evento, Musumeci está invicto, com seis vitórias no total, incluindo três defesas de título bem-sucedidas. Para ficar frente a frente com Gabriel Sousa, Mikey Musumeci vai ter que subir de categoria, para o peso galo; decisão que ele tomou de bom grado, já que Gabriel é um dos adversários que o lutador de 27 anos quer muito vencer para se redimir do revés no WNO. Desde Gabriel, na temporada de 2021, Musumeci não sabe o que é uma derrota, saindo vencedor de 14 confrontos.
Em setembro, Mikey vai fazer o mesmo movimento de mudança de categoria, desta vez mais ambiciosamente considerando o peso atual do atleta, subindo para os leves na tentativa de acabar com o reinado de Kade Ruotolo no ONE. O confronto vai acontecer na edição 168 do ONE, em Denver, nos Estados Unidos.