A primeira edição do ADXC vai abalar as estruturas da Mubadala Arena nesta sexta-feira, 20 de outubro, em Abu Dhabi. Ao todo, 14 lutas casadas estão confirmadas. O evento reúne lendas consagradas do MMA, astros do UFC e craques da elite do Jiu-Jitsu. Na luta principal de grappling, Neiman Gracie vai enfrentar Ben Henderson. Já na grande atração com kimono, Isaque Bahiense e Gustavo Batista entram em rota de colisão.
O ADXC traz um conjunto de regras inovador no grappling e no Jiu-Jitsu que promete deixar as lutas ainda mais eletrizantes. O objetivo é tornar os combates mais dinâmicos, sem interrupções, para que o público possa desfrutar de um grande show de Jiu-Jitsu da melhor forma possível.
Regras do ADXC
O cage vai receber as lutas para que não haja interrupção da ação por evasão. Os combates dos cards preliminar e principal terão duração de três rounds de três minutos, enquanto as lutas principais (com e sem kimono) terão cinco rounds de três minutos.
Vale destacar que os atletas terão um minuto de descanso no intervalo. Cada round terá um placar de 10-9 ou 10-8 por pontos, assim como no MMA, e pode ocorrer um empate. Três jurados laterais e um árbitro central vão acompanhar os combates. Os lutadores estarão separados entre os corners vermelho e azul.
Os duelos serão realizados de acordo com as regras da AJP, com exceção do sistema de pontuação. Além disso, a luta se reiniciará caso esteja na guarda 50/50.
Padrão de uniforme
Os lutadores podem competir apenas com kimono preto, azul ou branco. O atleta não pode competir com a mesma cor do kimono do adversário e, nesse caso, um deles precisa ,obrigatoriamente, usar um kimono branco. Camisas também estão proibidas, exceto as rashguards aprovadas. O traje de luta precisa estar justo e limpo. Vale ressaltar que os lutadores não podem usar joias e piercings durante a luta.
Métodos de vitória no ADXC
O vencedor pode ser definido por finalização, desistência, desqualificação ou decisão dos jurados (unânime, dividida, majoritária ou empate. O combate também pode terminar sem resultado, caso um dos atletas sofra uma lesão não intencional ou haja violação de regras.