
Felipe Machado, faixa-preta representante da Pirâmide Grappling, é um atleta que está diretamente em evidência por conta dos objetivos profissionais do UFC com o Jiu-Jitsu sem kimono. No dia 5 de dezembro, Felipe vai lutar no UFC Fight Pass Invitational 9 e seu adversário será Mikey Musumeci, atleta que assinou um contrato de exclusividade com a companhia de Dana White.
Em entrevista exclusiva ao VF Comunica, Felipe Machado falou sobre o momento que vive na carreira e fez uma análise sobre a relevância desse interesse do UFC no grappling. Segundo Felipe, lutar em uma plataforma dessa magnitude é como um divisor de águas na vida profissional do atleta que atende aos desejos de uma companhia tão poderosa.
“Se você tem a bagagem que eles querem, que é o estilo de luta, a personalidade, o trabalho de marketing, se você tem esses backgrounds e entra no UFC, te catapulta muito. Eu acho que agora, com o grappling no UFC, a gente tem a oportunidade de pegar essas pessoas, que são só atletas, e fazer com que eles sejam assim como os caras do UFC, celebridades.”, afirmou.
Para Felipe Machado, chegar na faixa-preta era mais do que uma conquista pessoal; ele queria ser visto
Esse raciocínio guiava Felipe Machado desde as faixas coloridas, conforme revelado na entrevista. O atleta, conhecido como uma referência em ataques na parte inferior do corpo, leglocks e heel hooks, disse que esperava ansioso para chegar à elite da faixa-preta para ter cada vez mais olhares sobre o estilo que até hoje ele exibe nos tatames.
“Eu sempre tive isso, de tentar trazer a atenção para mim, sabe? Eu sempre tive essa vontade de lutar com as pessoas observando. Eu queria chegar à faixa-preta, lutar grandes eventos por isso, porque eu queria ter a oportunidade de lutar com todo mundo me olhando, com todo mundo vendo o Jiu-Jitsu que eu tenho, o estilo que eu tenho para mostrar.”, contou Felipe.
Faixa-preta quer oferecer um Jiu-Jitsu à altura das habilidades de Mikey Musumeci no UFC
A luta contra Mikey Musumeci no confronto principal da nona edição do UFC FPI, em Las Vegas, será um embate de estilos já que ambos os lutadores possuem um jogo bem peculiar e identificável. As curiosidades de bastidores também aqueceram o duelo entre os dois, já que o brasileiro havia opinado que Mikey Musumeci, ex-campeão de grappling do ONE, enfrentou adversários mais fracos em sua jornada na organização asiática de artes marciais.
“O Mikey fica ofendido com qualquer coisa que a gente fala. Eu não ofendi ele em nada, só disse que lá no ONE ele estava pegando lutas muito fáceis. Não julgo. Queria eu estar pegando lutas fáceis e fazendo dinheiro.”, concluiu Machado, antecipando um jogo de guarda excelente, incluindo ataques de leglock, do seu próximo adversário no UFC.