
No Campeonato Europeu da IBJJF, que retornou à Lisboa, em Portugal, nesta temporada, foram nove dias de duelos intensos, marcando a abertura do calendário do Grand Slam da federação internacional. No último dia de torneio, no sábado, dia 25, foram definidos os campeões da faixa-preta adulto, ambos os sexos.
No ranking geral por equipes, no somatório de pontos do masculino e feminino, a Fratres foi a campeã, seguida da Alliance e da AOJ no masculino; Atos e AOJ no feminino. Luis Fernando de Oliveira, o ‘Cantareira’, foi o grande campeão da Fratres no Pavilhão de Lisboa. O faixa-preta ficou com os títulos mais cobiçados do Europeu – ouro duplo, lutando na categoria dos adultos.
Gracie Barra e Checkmat conseguem liderança, mas em outros rankings do Europeu
No pódio por equipes do juvenil, a equipe campeã foi a Gracie Barra. O time de Melqui Galvão e dos irmãos Mendes apareceram na sequência, compondo o resultado com a segunda e terceira colocações, respectivamente. No juvenil 1 por exemplo, faixa-azul, a atleta Francine Gonçalves, campeã no peso médio, foi uma das atletas que contribuíram para a Gracie Barra ficar com a melhor colocação no ranking. Jonathan Mariano, faixa-azul do peso pena, também representou bem a mesma equipe com a medalha de ouro, mas no juvenil 2.
A Checkmat foi o time reinante entre os atletas do master e os novatos, os faixas-brancas que competiram no Europeu. Assumindo o primeiro lugar geral, nos dois rankings, a equipe de Léo Vieira saiu na frente da GFTeam e da Gracie Barra no somatório de pontos dos atletas acima de 30 anos de idade. Já na contagem dos estreantes, houve uma inversão entre o segundo e terceiro lugar, com a Gracie Barra na frente da GFTeam.