
Não há nada que possa parar Gabi Pessanha em sua caminhada de melhor atleta de Jiu-Jitsu da geração. Mais uma vez ela provou superioridade ao faturar o ouro duplo do Europeu neste sábado, dia 25, em Lisboa.
Na competição, Gabi enfrentou a mesma adversária na final do absoluto e da divisão, super-pesado feminino: a faixa-preta Yara Soares. A referência da Infight já venceu Yara em outras oportunidades, mas suas derrotas mais “recentes” foram justamente para ela, em 2021. Famosa ‘sapateira’, usando a gíria dos finalizadores de pé, Pessanha terminou ambas as lutas depois de uma botinha.
Na final do absoluto masculino, entre Marcus ‘Scooby’ e Marcos Carrozzino, houve um imprevisto desagradável. Ambos foram desclassificados por falta de combatividade pelos árbitros da IBJJF. Por conta da decisão, Luis ‘Cantareira’ e Leo Ferreira foram promovidos para a final para disputar o título vago.
‘Cantareira’, que finalizou Hygor Brito na final do pesadíssimo, viveu bons momentos no Europeu ao também vencer a final do absoluto contra o oponente da Alliance. Com a vitória, ele garante títulos inéditos na carreira, duas medalhas douradas do Europeu na faixa-preta.

Na divisão seguinte, no Pesadíssimo, Luis Fernando ‘Cantareira’ dominou as costas de Hygor Brito e obteve a finalização que o elevou ao patamar de campeão do Europeu.
Nas divisões de peso femininas, Thaís Loureiro, da Atos, superou Yasmin Castro na final do peso galo com uma finalização.
Mayssa Bastos continua sua hegemonia nas competições da IBJJF emplacando mais um título do Europeu para a coleção. Na final do peso pluma, ela foi parar nas costas de Jéssica Caroline e avançou para finalizar no pescoço, abrindo a esteira de títulos que o time dos irmãos Mendes conquistaram no Europeu da temporada.
Larissa Campos, também da AOJ, finalizou Vitória Assis na sequência, na final do peso pena. Janaina Lebre surgiu no tatame depois da colega e garantiu mais um título para a AOJ ao superar Stephanie Faure na decisão do peso leve.
Faixa-preta norte-americana vence brasileira na final do peso médio feminino no Europeu
O confronto final do peso médio foi entre Brasil e Estados Unidos. A norte-americana Vanessa Griffin levou a melhor e foi campeã contra a brasileira Vitória Vieira, que ficou com a prata.
Ingridd Alves foi campeã da divisão meio-pesado. Na final, ela enfrentou a francesa Aurelie Le Vern, campeã do Europeu na temporada passada. Apesar da resistência e flexibilidade de Aurelie contra o armlock justo de Ingridd, a brasileira não perdeu a posição, insistiu e finalizou.
Na divisão da sequência, peso pesado, Mel Cueto manteve a boa performance que costuma apresentar nas grandes competições da IBJJF e ficou com o ouro do Europeu na final, disputada com Izadora Cristina.
Yuri Hendrex e Diogo ‘Baby Shark’, do time de Melqui Galvão, vencem seus confrontos na competição
O início das disputas das divisões masculinas foi com a final do peso galo masculino. Yuri Hendrex, que lutou representando o time de Melqui Galvão, foi o melhor competidor da divisão. Na final, ele superou Jalen Fonacier, da Alliance.
Diogo Reis trabalhou com uma pressão imbatível para vencer o japonês Shoya Ishiguro na final do peso pluma. Com o resultado, medalha de ouro no Europeu em Lisboa, ‘Baby Shark’, temido no No Gi com o título de bicampeão do ADCC, conquistou um título inédito na luta de kimono.
No duelo final entre brasileiros de alto calibre, na divisão dos penas, Diego ‘Pato’ venceu o Cobrinha Jr., Kennedy Maciel. Diego, que tem alta patente no grappling, tem como meta os melhores resultados no kimono também.
O faixa-preta brasiliense Leonardo Souza levantou o público no Pavilhão em Lisboa ao finalizar Lucas Protasio com um estrangulamento que nem deu tempo do oponente bater. Com o resultado, Leonardo fica com o topo do pódio no peso leve.
Tainan Dalpra, da AOJ, faz uma final eletrizante contra Andy Murasaki, no peso médio
Depois de duas lutas e duas finalizações para chegar à final do peso médio, Tainan Dalpra teve com Andy Murasaki o seu maior desafio no torneio. Os dois travaram uma guerra na última luta da divisão e Dalpra levou a melhor por dois pontos. A luta dos dois, que acabou não acontecendo na final do The Crown na temporada passada, foi reativada no Europeu.
Davi e Matheus Vetoraci, irmãos, fecharam a final do peso meio-pesado no torneio da IBJJF em Lisboa. Quem ficou com a medalha de ouro foi Davi.
O polonês Andy Murasaki, da classe dos masters, não cansa de surpreender lutando na divisão dos adultos. Ele finalizou Leo Ferreira, faixa-preta em ascensão da Alliance, na decisão dos pesados.
Na final masculina do peso super pesado, quem ficou com o ouro foi Windon Torres, que controlou Pedro Lucas por cima e finalizou para garantir o ouro.