em

Erich Munis garante que quer se “divertir” no Mundial da CBJJE e fala sobre The Crown

Erich Munis vai com força máxima para o Mundial da CBJJE menos de uma semana após triunfar no The Crown

Erich Munis e Yatan Bueno brilharam na edição passada do Mundial da CBJJE. Foto: Reprodução/Instagram
Erich Munis e Yatan Bueno brilharam na edição passada do Mundial da CBJJE. Foto: Reprodução/Instagram

Erich Munis brilhou no The Crown no último domingo e já está pronto para mais um grande desafio. O craque vai entrar em ação nas próximas horas para disputar o Mundial de Jiu-Jitsu da CBJJE, em São Paulo. Erich dividiu o topo do absoluto com Yatan Bueno na edição passada e espera repetir o feito neste ano.

A Fratres vai com um esquadrão de peso para o evento mais importante do calendário da CBJJE. Além de Erich, Anderson Munis, Yatan Bueno e Mauricio Oliveira vão participar da competição. Erich e seus parceiros de equipe vão à caça do absoluto, que vai premiar o campeão com R$ 5 mil. Além disso, os vencedores de cada categoria do adulto faixa-preta vão embolsar R$ 1 mil.

O Mundial da CBJJE faz parte da história de Erich Munis no Jiu-Jitsu. Ele competiu pela primeira vez na Federação na categoria juvenil, quando apenas sonhava em brilhar no esporte. Hoje, Erich é um dos principais nomes de sua geração e inspira diversos jovens atletas.

Preparativos para o Mundial da CBJJE

Erich Munis conversou com o VF Comunica horas de competir no Mundial da CBJJE e comentou suas expectativas para o evento.

“Lutei no ano passado, fechei com o Yatan e vou competir de novo esse ano. É um campeonato muito divertido de lutar porque relembra as origens. Se eu não me engano, lutei o Mundial da CBJJE como faixa-branca juvenil e não ganhei. Depois, competi na faixa-azul e também não fui campeão. Até que consegui ganhar na faixa-preta. É um campeonato que quero me divertir. As pessoas sempre me perguntam qual é a minha mentalidade e para lutar e acredito que essa seja a melhor para tirar a pressão de ganhar. Minha mentalidade é tentar soltar o jogo, me divertir e fazer coisas novas. É com essa cabeça que vou lutar hoje”, afirmou Erich.

Erich fala sobre superação no The Crown

Erich lutou o The Crown no domingo e se tornou o primeiro monarca do pesadíssimo. Ele derrotou Roosevelt Sousa na final para garantir a coroa da divisão. Porém, Erich não estava em sua melhor forma devido a um problema na imunidade e contou que cogitou se retirar do evento da IBJJF.

“Eu acredito que minha família e meus amigos foram muito importantes para isso. Eu pensei várias vezes em sair da competição, pois estava mal e não conseguiria performar bem. Mas, graças a Deus, deu tudo certo  Eu só lutei mesmo por causa da minha família e dos amigos. Foram eles quem me incentivaram de todas as formas. Eles até falaram para eu pelo menos viajar para Los Angeles e disseram para eu não lutar se eu estivesse me sentindo mal. Eles disseram para eu tentar porque podia melhorar”, relatou o faixa-preta.

Foco na evolução

Erich fez um balanço de seu desempenho no The Crown, mas também pontuou os ajustes que pretende fazer para os próximos campeonatos.

“No geral foi bom, eu tenho treinado muito minha passagem para subir com os melhores guardeiros. Sei que errei bastante coisa e já estou trabalhando para corrigir isso. Então, eu quero colocar mais finalizações no meu jogo e quero melhorar por cima tanto passando a guarda quanto derrubando”, analisou Erich.

Erich Munis destacou a importância de eventos que valorizam os atletas e ressaltou a importância desse aspecto para o crescimento do Jiu-Jitsu.

“É muito importante, um dia antes de lutar estávamos conversando sobre como iniciamos no Jiu-Jitsu e olha aonde Deus nos colocou. Estávamos em um evento de alto nível e fomos convidados para lutar. Então, acredito que o Jiu-Jitsu só tem a ganhar com esses eventos”, concluiu o astro.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Meyram Maquine é um dos astros confirmados no Mundial da CBJJE. Foto: Reprodução/Instagram

Com dinheiro em jogo, faixas-pretas competem hoje no Mundial da CBJJE

Claudio Calasans lidera a equipe Esporte Dez. Foto: Reprodução/Instagram

Claudio Calasans compartilha memórias marcantes na CBJJE