
Bicampeão do ADCC, Diogo ‘Baby Shark’ Reis construiu sua fama sobre conquistas expressivas no grappling. Com a virada da temporada, o faixa-preta manauara tem como meta obter títulos que ainda não possui na modalidade de kimono. O ouro do Europeu da IBJJF é uma dessas medalhas que o campeão ainda não tem na coleção. No entanto, isso pode mudar logo nos primeiros dias de 2025.
O faixa-preta que representa a Escola de Jiu-Jitsu Melqui Galvão está inscrito no Europeu, que este ano regressa a Lisboa, na divisão dos penas, faixa-preta adulto. Até o momento da publicação desta matéria, a categoria contava com 24 inscritos. Junto com ‘Baby Shark’, mais membros do alto nível do Jiu-Jitsu estão confirmados, como Meyram Maquiné, Kennedy Maciel e os companheiros de equipe Cole Abate e Diego ‘Pato’. O Europeu está programado para acontecer de 17 a 25 de janeiro, em Portugal.
Participação de Diogo Reis no Europeu pode acirrar ainda mais as rivalidades
De todos esses prováveis oponentes, a rivalidade maior é com ‘Pato’. Os dois brasileiros já se enfrentaram seis vezes ao longo da carreira. O duelo mais recente aconteceu no evento principal do ADCC, na final da divisão até 66 kg. Quem levou a melhor foi ‘Baby Shark’ que ficou com o título de campeão depois de finalizar o oponente em um katagatame. O campeão mundial Meyram Maquiné também já cruzou o caminho de Diogo mais de uma vez. Como acontece com ‘Pato’, a divisão das vitórias para cada lado configura um empate. A diferença é que os dois se enfrentaram duas vezes no total. Dependendo do avanço dos atletas na divisão, o Europeu da IBJJF pode proporcionar mais esse desempate.
Em um vídeo recente publicado em seu próprio canal do YouTube, Mica Galvão disse, questionado por Fábio ‘Giga’ durante visita à academia dos craques, que uma das principais metas do ano novo é auxiliar Diogo Reis na preparação para o Europeu e o Mundial. Campeão do Pan-Americano e bicampeão no Brasileiro, Reis também está com a mira apontada para os favoritos na Pirâmide em 2025. Do Mundial, ele tem dois bronzes na faixa-preta.