No ONE 168, que aconteceu em Denver na última sexta-feira, dia 6, Demetrious Johnson subiu ao cage do evento para anunciar a sua aposentadoria do MMA. Aos 38 anos, Johnson, que é campeão peso mosca da organização, discursou em tom de agradecimento com o cinturão de campeão no ombro.
“Minha primeira grande luta foi aqui no Colorado. Foi uma carreira incrível. Queria agradecer aos fãs, foram sempre incríveis comigo, consegui mostrar minha paixão pelas artes marciais, agradecer meus companheiros de treino, minha esposa e meus filhos. Obrigado pessoal, vocês me fizeram uma pessoa melhor, um atleta melhor, obrigado à minha esposa por ter me encorajado sempre, obrigado ao ONE por ter conseguido mostrar tudo aqui. (…) Encerro minha carreira nas artes marciais mistas.”, disse Demetrious.
Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Demetrious Johnson se mostra disponível para ingressar no grappling
O presidente do ONE, Chatri Sityodtong, que foi graduado à faixa-preta ao vivo por Renzo Gracie na transmissão da edição, disse durante o anúncio da aposentadoria de Demetrious Johnson que ele foi o primeiro lutador a entrar no Hall da Fama da organização asiática de artes marciais.
A faixa-preta de Demetrious também é uma conquista recente, ele foi graduado por Bibiano Fernandes em abril deste ano e, agora, vem se mostrando muito mais dedicado ao Jiu-Jitsu. No final do mês passado, ele lutou no Mundial Master da IBJJF em sua estreia competindo com a nova graduação. Em 2023, ainda na marrom, Demetrious foi campeão do torneio mundial.
“Eu me apaixonei por Jiu-Jitsu, é só o que eu quero, só o que eu assisto, é minha nova paixão. (…) Quem sabe eu possa estar aqui fazendo uma disputa de grappling. Agora, eu sou um cara do kimono.”, disse o campeão no cage do ONE.
Antes de sair do UFC, ‘Mighty’ fez história na organização
No UFC, maior organização de MMA do mundo, Demetrious foi campeão também entre os moscas. Ele entrou na organização em 2011, dois anos depois de ingressar no MMA profissional. Entre 2012 e 2018 ele conseguiu um recorde de mais defesas consecutivas de cinturão, lutando 12 vezes com o título em xeque. A estreia no ONE aconteceu em março de 2019, em luta de MMA contra Yuya Wakamatsu. ‘Mighty Mouse’ venceu por finalização, aplicando uma guilhotina no segundo round. Até decretar a aposentadoria do MMA, Johnson havia lutado seis vezes no ONE, contabilizando apenas uma derrota.