Depois de atrair os holofotes com o seu regresso às competições de Jiu-Jitsu, Bibiano Fernandes vai pisar de novo em uma arena, mas agora ocupando o espaço reservado exclusivamente para o coach. Tetracampeão do Pan-Americano depois de conquistar mais um ouro da IBJJF na temporada vigente, o ex-campeão de MMA do ONE Championship estará responsável pela orientação, no Jiu-Jitsu, de outra lenda das artes marciais mistas. Demetrious Johnson, ex-campeão do UFC, vai vestir o kimono para performar no World Master da IBJJF, em Vegas, programado para acontecer entre os dias 29 e 31 deste mês.
Atual campeão do ONE conquistou a faixa-preta de Jiu-Jitsu este ano
Em abril, Johnson foi graduado à faixa-preta pelas mãos de Bibiano Fernandes, que hoje comanda a Flash Academy, no Canadá. O lutador que ficou famoso no Ultimate, primeiro campeão peso mosca da companhia, está inscrito no World Master no peso pena, uma divisão que conta com mais de 40 faixas-pretas que atendem aos critérios de idade do master 2. Hoje ele ainda está ativo e é dono de título em uma organização importante de MMA. Demetrious é o atual campeão até 61 kg do ONE Championship.
Bibiano pode até ter ficado empolgado com a possibilidade de colocar o kimono mais uma vez em 2024. No entanto, o compromisso de professor falou mais alto. “Eu não vou poder lutar porque vou ajudar o Demetrious Johnson e alguns alunos meus que estarão no evento. Agora, eu preciso focar nos meus alunos e nos atletas que precisam da minha ajuda. No final desse campeonato eu vou me programar para vir mais forte no ano que vem”.
Bibiano Fernandes lutou grappling contra Urijah Faber no combate mais importante do ADXC 5
No dia 2 de agosto, Bibiano Fernandes fez a sua segunda luta de grappling na carreira. Ele enfrentou Urijah Faber na luta principal do ADXC 5, na Mubadala Arena, em Abu Dhabi. No embate, segunda vez que Faber e Fernandes ficaram frente a frente, o norte-americano saiu vitorioso por unanimidade. De acordo com Bibiano, que levou o revés como mais um aprendizado, um conhecimento mais específico das regras fez a diferença na definição do vencedor do confronto.
“Eu sou um artista marcial que está retornando ao Jiu-Jitsu, foi a minha segunda luta depois de eu vencer o Pan-Americano. As regras são complexas, então vou ficar mais ligado na próxima oportunidade. No final, eu comecei a abrir a guarda para tentar raspar e consegui. Fiquei feliz por tê-lo derrubado duas vezes também. A luta foi boa em diversas percepções. Foi uma honra lutar contra o Faber, o garoto é excelente.”, comentou.