em

Commando Group domina confronto dos masters no World Pro

A.F.N.T. conquista o segundo lugar, enquanto a equipe nacional do Cazaquistão termina em terceiro

Os masters agitaram o World Pro com um Jiu-Jitsu de alto nível. Foto: Divulgação/UAEJJF
Os masters agitaram o World Pro com um Jiu-Jitsu de alto nível. Foto: Divulgação/UAEJJF

O sétimo dia do World Pro testemunhou uma exibição impressionante de Jiu-Jitsu de primeira classe nas divisões de faixa-preta e marrom. Atletas experientes do masters protagonizaram uma competição acirrada. 

Com o anúncio dos resultados, o Commando Group garantiu uma vitória imponente e cativou um público entusiasmado que lotou as arquibancadas. O A.F.N.T. lutou bravamente e garantiu o segundo lugar. Por outro lado, a Equipe Nacional do Cazaquistão ficou com a terceira posição.  A 15ª edição do Pro continuará na Mubadala Arena em Zayed Sports City até 10 de novembro.

Experiência única

H.E. Mohammed Salem Al Dhaheri, vice-presidente da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos e presidente do Comitê Organizador do Campeonato, expressou sua satisfação com o sucesso do campeonato em atrair campeões do esporte.

“Sete dias após o início do campeonato, o evento recebeu elogios de todas as delegações internacionais, representantes de clubes e academias, bem como dos atletas. Eles levarão lembranças inesquecíveis para seus países, pois testemunharam um evento bem organizado de acordo com os mais altos padrões internacionais. Então, esses elogios nos motivarão a continuar nossa busca pela excelência e inovação em competições futuras”, acrescentou Al Dhaheri.

Al Dhaheri enfatizou que as competições profissionais nos últimos três dias do torneio deverão ter um aumento no número de participantes. Além disso, os próximos eventos terão a participação de vários campeões mundiais em diversas categorias de peso e classificações de cinturão.

Destaque mundial

S.E. Rashed Abdul Karim Al Balooshi, subsecretário do Departamento de Desenvolvimento Econômico, destacou a atmosfera alegre do World Pro e seu crescimento contínuo ano após ano. 

“Sediar um torneio desse calibre e acomodar milhares de atletas e manter os mais altos padrões organizacionais é incrível. Então, estou muito feliz por fazer parte desse ambiente competitivo. O que mais me impressionou nesse torneio foi ver as famílias comparecendo em grande número e aproveitando a atmosfera vibrante daqui. Este campeonato oferece uma excelente oportunidade para as pessoas se reunirem, se conectarem e trocarem culturas.”

Carlos Calderón é o técnico da equipe do CFC da Espanha. Ele disse: “moro nos Emirados Árabes Unidos há algum tempo, pois trabalhei em Al Ain por seis anos como técnico. Adoro esse país. Meu irmão, alunos e amigos sempre vêm para cá para participar do campeonato aqui em Abu Dhabi. É a capital mundial do Jiu-Jitsu, que consideramos ser a melhor plataforma para a comunidade global de Jiu-Jitsu se reunir.”

Jiu-Jitsu de alto nível no World Pro

“Nossa equipe conta com 15 atletas, 6 dos quais participam das competições da categoria Masters. O campeonato nos surpreende a cada vez com suas muitas surpresas e desenvolvimentos notáveis em nível organizacional”, acrescentou. Além disso, ele mencionou que também notou uma melhora significativa no desempenho dos atletas de jiu-jitsu dos Emirados.

O brasileiro Hugo Shiomi, representante da A.F.N.T., conquistou o ouro na categoria GI Masculino / Preto / Master 2 / 69kg. Ele disse: “todo ano, o World Pro é uma prioridade para mim, e comecei a treinar para esse evento com bastante antecedência. Então, gosto muito da organização perfeita desse evento e tenho certeza de que outros atletas também têm a mesma opinião. Além disso, o público aqui é incrível e encorajador.”

O brasileiro Jorge Pereira, do clube JSBJJ, expressou sua alegria por ter conquistado a medalha de prata na divisão Gi / Black / Master 3 / 77kg masculino. Ele afirmou: “agradeço à Federação de Jiu-Jítsu dos Emirados Árabes Unidos pelo apoio que eles dão aos lutadores de Jiu-Jitsu do mundo todo. Este campeonato não apenas recompensou nossos esforços, mas também nos trouxe reconhecimento e fama em escala global, promovendo o Jiu-Jitsu”.

As competições da categoria profissional tiveram início nesta quarta-feira, com as competições preliminares (Country Qualifiers) nas divisões de faixas-roxa, marrom e preta.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Luciano Bernert brilhou nesta temporada. Foto: BJJ Click

Luciano Bernert celebra ascensão do Startdoing e analisa temporada: “conquistas significativas”

Gabi Pessanha é bicampeã do World Pro. Foto: ADWPJJC

Veja as estrelas do Jiu-Jitsu em ação no World Pro na quinta-feira