
O lutador amazonense Cleiver Fernandes, detentor de um cartel impressionante com nove vitórias e apenas uma derrota no MMA, está prestes a enfrentar um dos maiores desafios de sua carreira. No dia 25 de janeiro de 2025, Cleiver sobe ao octógono para encarar o russo Renat Khavalov no evento Road to Dubai Champions Series, promovido pela Professional Fighters League (PFL). O duelo, válido pela categoria peso-galo, acontece na emblemática Coca-Cola Arena, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Essa será a estreia internacional do atleta de Manaus, que abrirá o card principal do evento. Aos 29 anos, Cleiver consolidou uma carreira de destaque no cenário nacional com 10 combates realizados no Brasil, incluindo quatro vitórias por finalização. Em sua trajetória, ele construiu uma sequência impressionante de oito triunfos consecutivos, tendo como ponto alto a conquista do título do Shooto Brasil em 2023, ao finalizar Maurício Almeida.
Adversário perigoso
Do outro lado do cage, Cleiver enfrentará o jovem russo Renat Khavalov, de 26 anos, que também ostenta um cartel respeitável com oito vitórias, sendo seis por nocaute. O amazonense, que não perde desde 2018, analisou o estilo do adversário e mostrou confiança em sua preparação:
“É um cara oriundo do grappling, da luta agarrada, assim como eu. Ele vem do sambo e eu do jiu-jitsu, então não vejo problema na luta no chão. Ele joga nas duas bases, mas o forte dele é a direita. Estou pronto. Estudei bastante e venho treinando com uma equipe de alto nível aqui nos Emirados”, afirmou Cleiver, que vem de uma vitória por finalização sobre Denilson Lima, no Centurion FC.
Preparação nos Emirados
Cleiver vive atualmente nos Emirados Árabes Unidos, onde treina na Cobra Fitness, em Abu Dhabi. Sob o comando de Bruno Caveira, técnico nascido em Nova Iguaçu (RJ) e campeão peso-leve do UAE Warriors, o amazonense destacou o suporte que vem recebendo em sua preparação:
“Os caras vêm me dando total suporte nos treinos e na academia. Os treinos estão muito duros, e continuo com a mesma preparadora física e o mesmo nutrólogo do Brasil. A única mudança foi o país, mas aqui o time é bem completo, com excelentes ‘strikers’”, concluiu Cleiver.
Card repleto de estrelas
Além da luta de Cleiver, o evento contará com mais quatro combates de destaque. Na luta principal, Usman Nurmagomedov, primo da lenda do UFC Khabib Nurmagomedov, defenderá o cinturão peso-leve do Bellator contra o irlandês Paul Hughes. Já na co-luta principal, o russo Vadim Nemkov enfrentará pela terceira vez o estadunidense Corey Anderson, em um duelo muito aguardado pelos fãs.