em

WIN!WIN!

Campeão de tudo, faixa-azul juvenil quer vencer mais em 2024

Fernando Paiva ficou no topo do pódio das principais competições da IBJJF na temporada

Fernando Paiva, atleta juvenil, depois de vencer o Campeonato Mundial da IBJJF.
Fernando Paiva, atleta juvenil, depois de vencer o Campeonato Mundial da IBJJF. Foto: @lunivers.athletics

Fernando Paiva, jovem de apenas 15 anos de idade, se tornou um dos melhores atletas do juvenil ao se tornar campeão do Grand Slam da IBJJF na temporada atual. O faixa-azul brilhou no Campeonato Europeu, Campeonato Brasileiro, Campeonato Pan-Americano e Campeonato Mundial tendo performances de alto nível.

O manauara contou à equipe do VF Comunica que a temporada de 2024 foi engrandecedora e capaz de esclarecer a real representatividade do Jiu-Jitsu para sua vida pessoal e na carreira como atleta profissional do esporte.

“Esse foi um ano de muito aprendizado e conquistas, pela primeira vez participei do circuito internacional de Jiu-Jitsu e consolidei a ideia de que realmente quero isso para a minha vida. Estou apenas no começo da minha jornada, tenho muita coisa para aprender e melhorar no meu Jiu-Jitsu e é isso que estou buscando no momento.”, comentou Fernando.

Fernnando dominou todas as principais competições da IBJJF em 2024. No Europeu e no Brasileiro, foi ouro duplo

Em meio a todas as experiências que Fernando teve nas competições de Jiu-Jitsu, a temporada atual parece ainda mais significativa por conta da magnitude dos ouros faturados na primeira metade do ano. O competidor capturou seis medalhas de ouro nas competições mais desafiadoras, a nível internacional, de Jiu-Jitsu com kimono. Ouro no Campeonato Europeu, Brasileiro, Pan-Americano e Mundial.

“Por pouco não fiz o double gold em todas as competições, mas ainda assim consegui ficar em primeiro lugar no ranking. Esses resultados são valiosos, pois me dão um norte e mostram que de fato estou dentro do jogo.”, detalha o faixa-azul.

Guilherme Mendes recebeu Fernando Paiva em Costa Mesa, na Califórnia. Jovem ingressou no time de ídolos como Tainan Dalpra e Diego 'Pato'.
Guilherme Mendes recebeu Fernando Paiva em Costa Mesa, na Califórnia. Jovem ingressou no time de ídolos como Tainan Dalpra e Diego ‘Pato’. Foto: Divulgação / Instagram

Fernando Paiva também comentou a mudança que fez pensando na sua carreira. O atleta agora faz parte do time de competição da Art Of Jiu-Jitsu, na Califórnia, e será treinado por Guilherme Mendes e Tainan Dalpra.

“O mestre Guilherme Mendes desde o início vem sendo muito companheiro e tornando esse processo longe de casa mais fácil. Presencialmente fui bem recepcionado por algumas pessoas da equipe que estão me ajudando e tirando minhas dúvidas. Pela internet, meus outros companheiros também entraram em contato para enviar felicitações. Quando desejei ser atleta profissional de Jiu-Jitsu, minha primeira opção foi a AOJ. Hoje isso é uma realidade e faço parte desse grande time.”, contou Fernando, que antes representava a bandeira da escola Melqui Galvão.

Além de mais títulos mundiais, Fernando almeja estabilidade financeira na carreira esportiva

Progredir no esporte como atleta é uma meta que Fernando quer carregar ao longo dos anos, assim que chegar à fase adulta na competição e além. Entre os principais objetivos, estão os títulos mundiais na IBJJF e no ADCC; ou seja, o topo no Jiu-Jitsu com kimono e no No Gi. Estabilidade financeira é mais um dos objetivos dele.

“Quero ter uma boa qualidade de vida e financeira através do esporte, retribuindo aos meus pais tudo que fizeram por mim durante toda a minha trajetória. Também tenho como meta poder ajudar outros jovens que sonharam como eu e não tiveram oportunidades para realizarem os seus sonhos.”, concluiu Fernando, mais novo membro do time estelar da AOJ.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Alex ‘Poatan’ é o segundo melhor lutador peso por peso do UFC

Tye Ruotolo pede duelo contra Nicholas Meregali e diz: “Ele não quer lutar”