
O discurso de apologia feito por Bryce Mitchell ao nazismo de Adolf Hitler despertou a reação de Dana White, presidente do UFC. Tudo começou quando Mitchell, lutador da organização, veio a público por meio de um canal no YouTube que ele mantém na Internet para fazer um discurso de defesa ao genocídio praticado na Segunda Guerra Mundial, sob a propaganda nazista do ditador austríaco. “Ele é uma boa pessoa”, disse Bryce ao começar a falar de Hitler.
“Eu honestamente acho que Hitler era uma boa pessoa. Ele lutou por seu país, ele queria purificá-lo expulsando os judeus gananciosos que estavam destruindo seu país, transformando todos eles em gays. Eles estavam transformando as crianças em gays, as mulheres em gays, os homens em gays. Sabe onde foi a primeira cirurgia transgênero? Aconteceu na Alemanha, antes de Hitler assumir. Sabe os livros que todo mundo faz piada por Hitler ter queimado? Sabe do que se tratava? Livros de gays! Hitler queimou livros de gays, porque ele não queria um monte de gays destruindo a nação. Eles não conseguem gerar filhos!”, disse o lutador do UFC no primeiro episódio do podcast ‘ArkanSanity Podcast’, disponível no YouTube.
Dana White, presidente do UFC, disse que fala de Bryce o revela como “burro e ignorante”
Dana White reagiu ao comentário de Bryce, carregado de um teor antissemita e homofóbico, e disse que essa foi provavelmente a “maior idiotice” que ele já ouviu na vida. Dana repercutiu o caso na coletiva de imprensa de uma edição do Power Slap, competição de tapas na cara que o cartola do UFC promove.
“Eu já ouvi muita idiotice e coisas ignorantes ao longo dos anos, mas essa é provavelmente a pior. Primeiro de tudo, quando você fala sobre Hitler, ele foi responsável pela morte de seis milhões de judeus e a intenção dele era eliminar completamente o povo judeu. Esse é um cara com o qual você queria sair para pescar? (…) Hitler foi um dos seres humanos mais repugnantes e perversos que já andou pela Terra e qualquer um que sequer tente tomar uma posição contraria é um idiota. Esse é o problema com a Internet e as redes sociais. Você dá plataforma para muita gente burra e ignorante.”, disse Dana, irritado.
UFC repudiou o ato entrou em contato com o lutador para manifestar descontentamento; no entanto, atleta não foi punido
“Nós entramos em contato com o Bryce imediatamente quando lemos o que ele disse, e deixamos claro como nos sentimos sobre isso. Ele precisa de uma educação real sobre os fatos em torno de Hitler e da Segunda Guerra Mundial. (…) Essa é a beleza desse negócio. Para todos vocês que odeiam o Bryce Mitchell, vocês podem vê-lo levar uma surra na televisão. Vocês sabem minha posição sobre liberdade de expressão. Nós ficamos enojados por isso.”, complementou.
Bryce Mitchell nasceu em Arkansas, nos Estados Unidos, e possui um cartel profissional de MMA com 17 vitórias e duas derrotas. O ‘Thug Nasty’, como também é conhecido, tem como vitória mais recente no UFC o nocaute sobre o brasileiro Kron Gracie, na edição de número 310, que aconteceu em Las Vegas.