em

Bruno Bastos está pronto para buscar o tricampeonato no Mundial Master: “Confiante na minha capacidade de competir”

Líder da LEAD BJJ comentou também sobre a conciliação de diversas funções dentro do Jiu-Jitsu

Bruno Bastos, líder da LEAD BJJ, está confirmado no World Master da IBJJF.
Bruno Bastos, líder da LEAD BJJ, está confirmado no World Master da IBJJF. Foto: @lunivers.athletics

Bruno Bastos é um exemplo de profissional de Jiu-Jitsu que deslanchou em várias áreas. Líder da equipe LEAD BJJ, empresário e formador de campeões, Bastos quer mais, quer continuar desbravando os terrenos da competição. No próximo final de semana, ele vai competir no World Master da IBJJF para buscar o terceiro título mundial desta competição na carreira. Em entrevista ao VF Comunica, poucos dias antes de entrar em ação, Bruno contou como faz para conciliar todas as suas funções.

“A única maneira de conciliar tudo é não criar desculpas de não ter tempo se você amar tudo que a competição proporciona. Quando você tem o Jiu-Jitsu no seu coração e o seu coração no Jiu-Jitsu. Na verdade, o ensinamento que a competição proporciona vai além do Jiu-Jitsu. E se você parar para pensar nada disso dura muito: a medalha vai enferrujar um dia, as lutas serão lembradas por poucas pessoas. O mais valioso disso tudo é a oportunidade de viver momentos especiais para sempre. Tem pessoas e momentos que vou carregar para sempre no coração devido a experiências que compartilhamos em competição. Algumas pessoas não sabem realmente o que a competição dentro do Jiu-Jitsu pode fazer em sua vida.”, aconselhou o faixa-preta.

Para capturar o ouro do Mundial Master em 2020, Bruno Bastos teve que passar por Roberto ‘Cyborg’ na final da divisão

O primeiro título de Bruno Bastos no Mundial Master da IBJJF veio em 2013, no super-pesado, lutando no master 1 naquela época. Em 2020, já no master 2, Bruno Bastos ficou no topo do pesadíssimo depois de vencer o lendário Roberto ‘Cyborg’ na final da categoria. “Aliás, o Fepa poderia colocar essa luta no BJJ Stars.”, sugeriu Bastos, que conta ainda com cinco títulos no Mundial No Gi da IBJJF e dois outros no Abu Dhabi World Pro da AJP, em ambos os casos lutando entre os masters.

“São 44 competidores no total contando comigo. Como devo ser cabeça de chave, tenho cinco lutas para ser campeão. Estou muito confiante na minha capacidade de competir, no meu Jiu-Jitsu e no meu físico, mas entendo que será uma tarefa complicada com vários caras duros e gigantes.”, avaliou.

Na LEAD BJJ, o ensino do Jiu-Jitsu é obediente à metodologia

Professor responsável pelo treinamento de atletas que vêm despontando nas principais competições, Cássia Moura e Emily Ferreira são exemplos conhecidos, Bruno Bastos falou um pouco mais da metodologia aplicada dentro da LEAD BJJ no Texas, nos Estados Unidos.

“Aqui trabalhamos com sistemas. Dessa maneira os alunos podem aprender o Jiu-Jitsu de uma maneira homogênea e dentro das suas personalidades e comportamentos, para aplicar os seus estilos próprios. Você vai ver uma variedade de estilos entre os meus alunos, desde crianças até masters, por exemplo, mas todos com uma boa base de fundamentos. Com isso temos vários competidores campeões do Mundial, Mundial Master, Mundial No Gi, Pan-Americano, Pan-Americano No Gi, Pan Kids, Brasileiro de Crianças, Europeu Kids e Abu Dhabi World Pro Youth. Agora, tenho desde crianças até masters vindo fazer camp aqui em Midland. Temos alguns atletas que se mudaram para treinar comigo o tempo todo. Estamos em uma fase muito boa e vamos continuar trabalhando e crescendo.”, ressaltou o líder.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Jackson ‘Samurai’ vai apostar no Jiu-Jitsu afiado para vencer no UFL

Como será a recuperação de Nicholas Meregali pós-lesão?