em

BJJ Stars 14: conheça os atletas que vão duelar no GP dos penas

Meyram Maquiné, Fabricio Andrey e Samuel Nagai, campeões mundiais de Jiu-Jitsu com kimono, estão na disputa

Compartilhe!
Meyram Maquiné, campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024, é um dos convidados para o GP do BJJ Stars.
Meyram Maquiné, campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024, é um dos convidados para o GP. Foto: @francois.foto

A décima quarta edição do BJJ Stars já tem data confirmada e um GP dos penas, com oito competidores na chave, já foi anunciado. O evento de lutas casadas, mais Grand Prix, está agendado para o dia 30 de novembro em São Paulo. O grande campeão entre os penas, além do prestígio, vai faturar 100 mil reais. 

Atual campeão mundial peso pena pela IBJJF, Meyram Maquiné, agora bicampeão do mundo, é um dos nomes anunciados para participar do torneio no GP dos penas. Na temporada atual, faturou também as medalhas de ouro no Europeu, na França. Em um retorno às raízes, o atleta manauara acabou de ser campeão do Open da CBJJ no Amazonas, um torneio de grande representatividade na região. No BJJ Stars 12, Maquiné contabilizou uma vitória contra Samuel Nagai em uma superluta do evento. De acordo com a configuração das chaves, Nagai, também confirmado no GP, pode ter sua oportunidade de revanche.

Fabricio Andrey é campeão mundial de Jiu-Jitsu com kimono, com ampla experiência no No Gi.
Fabricio Andrey é campeão mundial de Jiu-Jitsu com kimono, com ampla experiência no No Gi. Foto: @peuf.photo

Fabricio Andrey esteve presente na maioria dos grandes eventos de Jiu-Jitsu da temporada. Nas competições de kimono, lutou o Campeonato Mundial e o Pan-Americano, ambos da IBJJF. Sem kimono, foi campeão da seletiva do ADCC no Brasil e garantiu uma vaga no torneio mundial da organização em Vegas, com guerras nas divisões de peso e no absoluto. Sua atuação no AIGA Brasil, no time Kasai, foi uma das performances que contribuíram para a classificação da equipe na Champions League do evento. No GP dos penas do BJJ Stars, Fabricio Andrey volta a vestir o kimono com chances reais de disparar e faturar o título.

Diego Sodré é mais um rosto conhecido no GP peso pena do BJJ Stars

Diego Sodré, nome constante nos torneios de alto nível, é mais um faixa-preta confirmado no GP do BJJ Stars 14. Como conquistas mais recentes, Diego tem o ouro do Abu Dhabi Grand Slam da AJP no Rio de Janeiro e a vitória na primeira edição do BJJ Clubes, o evento de Jiu-Jitsu que coloca clubes de futebol para competir. No dia 22 de setembro, Diego venceu Matheus Onda por finalização vestindo o kimono do Botafogo, clube carioca. 

Faixa-preta de Caio Almeida, Cleber Clandestino é mais um atleta que vai entrar em ação no GP peso pena do BJJ Stars 14. Em sua última atuação no evento, na edição 13, Cleber foi avassalador na superluta sem kimono contra Felipe Nacib, na qual saiu vencedor depois de montar e estrangular. No Jiu-Jitsu com kimono, na temporada, Cleber foi campeão brasileiro, faixa-preta adulto, no peso pluma.

Focado na formação de atletas, Márcio André retorna à cena competitiva

Depois de um tempo mais dedicado à formação de campeões na Márcio André Academy, nos Estados Unidos, o faixa-preta campeão mundial de Jiu-Jitsu tem como título mais recente o Pan-Americano da IBJJF, conquistado em 2023 depois de uma final contra Fabrício Andrey, também confirmado no GP. Márcio André, nascido na Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve conquistas importantes na elite do esporte ao longo da carreira, feitos que alavancaram o time de Fábio Andrade, em Bangu, a um outro patamar. Estabelecido no cenário, Márcio André se mudou definitivamente para os Estados Unidos. 

Malachi Edmond, norte-americano da Team Lloyd Irvin, vem ao Brasil para disputar o GP dos penas do BJJ Stars. Malachi ,com sua guarda mágica, foi um dos atletas graduados por Irvin que se posicionaram bem no alto rendimento. Campeão Europeu da IBJJF no ano passado, Edmond tem uma prata no Pan da temporada. Convocado para o GP do evento brasileiro, Malachi tem caminho aberto para registrar o nome na história do BJJ Stars.

Samuel Nagai é um atleta com participação frequente nas principais competições de Jiu-Jitsu.
Samuel Nagai é um atleta com participação frequente nas principais competições de Jiu-Jitsu. Foto: Divulgação / Instagram

O atual rei da IBJJF entre os penas, proclamado no The Crown do ano passado, é Samuel Nagai, mais uma fera com contrato assinado no BJJ Stars para batalhar no GP. Na trajetória competitiva na faixa-preta, Samuel tem um título mundial, também pela IBJJF. No ADXC 3, este ano, Samuel contabilizou uma vitória por finalização contra Israel Almeida, oponente que também está na disputa no GP. 

Dono de um título do World Pro da AJP Tour, Israel Almeida é um faixa-preta bem atuante no Jiu-Jitsu profissional. Na temporada, foi campeão do BJJ Pro Curitiba e do Salvador Open, ambos da IBJJF, com direito a uma medalha de terceira colocação no peso aberto. Na final do Abu Dhabi Grand Slam no Rio, este ano, Almeida enfrentou Diego Sodré e acabou ficando com o vice-campeonato. Com os dois atletas confirmados no mesmo GP, a revanche de Israel pode virar realidade.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 09 26 at 13.40.38 VF Comunica The Crown da IBJJF: conheça os anunciados para o GP peso médio

The Crown da IBJJF: conheça os anunciados para o GP peso médio

WhatsApp Image 2024 09 27 at 17.08.07 VF Comunica Ninja Pinto lança livro com proposta de emagrecimento saudável

Ninja Pinto lança livro com proposta de emagrecimento saudável