É com grande orgulho que Bernardo Passos quer ser conhecido como representante máximo da Luta Livre Esportiva nos principais eventos de grappling e MMA. O atleta nascido na Ilha do Governador, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, também faixa-preta de Jiu-Jitsu, fez de 2023 um ano de grandes conquistas. Foram 10 medalhas de ouro ao redor do pescoço e 16 finalizações, 15 delas por Leg Locks, uma especialidade. Em uma dessas oportunidades, ele fechou o combate efetivando a chave de perna em 4 impressionantes segundos de luta. Na esteira de resultados positivos, soma-se o título de campeão de uma superluta do ADCC, na Escócia.
Bernardo Passos é agora lutador contratado do ARES FC
A perspectiva para Bernardo Passos na temporada de 2024 é a melhor possível. Recém contratado pelo ARES Fighting Championship, prestigiado evento MMA sediado em Paris, onde hoje vive Bernardo, o atleta, que acumula três vitórias no seu cartel de MMA profissional, já revelou a data do seu primeiro compromisso na organização.
“Eu venho me preparando muito no meu time em Paris, a MMA Factory, e aqui eu tenho grandes parceiros de treino, que me fazem evoluir constantemente. Eu estarei fazendo minha estreia no Ares FC dia 18 de abril, aqui em Paris.”, revela com entusiasmo.
Desde quando começou a tomar gosto pela Luta Livre, ainda no Rio de Janeiro, o ADCC, torneio de grappling mais cobiçado pelos competidores, surgiu como meta a ser alcançada. “Venho me preparando para o ADCC desde o dia que eu comecei a treinar Luta Livre. Então, hoje em dia eu sou um atleta diferente, com mais experiências de combate, me sinto muito preparado para representar a Luta Livre Esportiva no ADCC, quero mostrar que a modalidade ainda faz grandes campeões mundiais.”, analisa.
Faixa-preta de Luta Livre, Bernardo é um exímio Leg Locker
A habilidade de Bernardo Passos ao aplicar Leg Locks não foi citada anteriormente por acaso. Em entrevista à equipe do VF Comunica, o especialista deixou um conselho para os que querem lapidar a técnica, amplamente utilizada no grappling.
“O ataque e a defesa estão conectados um ao outro, o principal em um combate não é apenas focar em atacar ou apenas em se defender, mas sim saber usar os dois ao mesmo tempo. Por isso, recomendo treinar defendendo as pernas e atacando ao mesmo tempo, tentar usar os ajustes das chaves de perna de uma maneira que você não se coloque em uma situação de contragolpes.”, contribui com dicas valiosas.
Diante da crescente tendência das lutas casadas, com potencial de mais desenvolvimento ao longo do ano de 2024, Bernardo Passos disse que não escolhe adversários, mas “gostaria de enfrentar os melhores finalizadores da atualidade”. Sobre o mesmo tópico, Bernardo revelou um nome que, segundo ele, seria aposta certeira em bom entretenimento. “Gostaria de enfrentar futuramente o Mica Galvão, pois é um atleta que luta para frente o tempo todo, tenho certeza que poderíamos dar um grande espetáculo.”, conclui, sugerindo um duelo no mínimo interessante.