em

Bernardo Passos analisa grappling na França e se projeta no ADCC 

Bernardo Passos foi campeão de uma etapa do ADCC Escócia. Foto: Reprodução/Instagram

Bernardo Passos é visto como uma sensação brasileira do grappling que tem se destacado na Europa. O carioca vive em Paris há pouco mais de um ano e já chamou atenção pelo instinto predatório. Aos 24 anos, Bernardo é faixa-preta de Luta Livre Esportiva e tem um estilo atraente para os fãs do ADCC. Ele é especialista nas chaves de pé e tem um jogo engenhoso, capaz de tramar botes rápidos e letais numa brecha mínima do oponente. Nos últimos meses, o prodígio foi apontado pelo mestre Marcio Cromado como o futuro expoente da modalidade no maior evento de grappling do mundo.

Bernardo soma diversos títulos no Jiu-Jitsu sem kimono e no grappling. Desde que aterrissou no continente europeu, o jovem craque levou a medalha de ouro nos Opens de Paris, Madrid, Lisboa e Londres, organizados pela IBJJF. Ele venceu uma superluta na etapa do ADCC na Escócia. Além disso, contabiliza inúmeras vitórias em outros torneios locais de grappling.

Em entrevista ao VF Comunica, Bernardo Passos lembra como se apaixonou pela Luta Livre Esportiva.

“O berço da Luta Livre Esportiva é a Ilha do Governador, onde lendas do nosso esporte foram formados, inclusive é o lugar onde nasci e fui criado. É provável que você encontre alguma academia de Luta Livre Esportiva em quase todos os bairros da Ilha. Então, com a popularidade alta e a influência do meu amigo de infância, Marcelo, que era praticante de Luta Livre, comecei a assistir os treinos, até que um dia comecei a treinar e nunca mais parei”, recorda Bernardo.

A França é conhecida por ser um dos principais polos de desenvolvimento da Luta Livre fora do Brasil. O país abrange diversas escolas qualificadas e reúne um celeiro de campeões, como Nicolas Renier, veterano de seis edições do ADCC. Bernardo analisa o crescimento do esporte no país e enaltece o nível das equipes locais.

“Há diversas academias de Luta Livre Esportiva aqui na França graças ao Mestre Peroba, que difundiu a nossa modalidade pelo continente europeu. Grandes escolas de Luta Livre são sediadas em Paris, caso da NR Fight, academia do Nicolas Renier, que trás grandes nomes do Jiu-Jitsu e da Luta Livre para seminários e camps. Isso incentiva o desenvolvimento do nosso esporte na França”, afirma o faixa-preta.

Bernardo é um exímio finalizador nas chaves de pé e calcanhar e consegue impor seu jogo com fluidez e naturalidade. Se hoje pode ser considerado um especialista nesses ataques, Bernardo garante que é resultado de um longo processo de treinos e aprendizados. Ele revela os segredos que o tornaram referência neste assunto.
“Primeiro, é necessário entender os danos que cada chave pode causar. Além disso, é crucial perder o medo de expor suas pernas e não ter ego. É muito importante dar os três tapinhas quantas vezes for necessário, até que você aprenda a se defender para depois começar a trabalhar os ataques. Vejo que a maioria foca em aprender ataques e esquece do princípio de todos os faixas-brancas, que é aprender a se defender e a suportar ataques e pressões do seu parceiro de treino mais graduado. Tive a oportunidade de treinar com diversas referências mundiais do grappling e do Jiu-Jitsu. A maioria é ótima quando ataca as pernas, mas poucos sabem realmente se defender”, reitera o grappler.

O carioca tem todas as credenciais para carimbar o passaporte para o ADCC 2024, em Las Vegas. Para Bernardo, participar do ADCC representaria retribuir a gratidão que tem pelo esporte que o projetou aos maiores palcos.

“Lutar o ADCC será como levar a bandeira da Luta Livre Esportiva para onde ela sempre mereceu estar. Meu maior sonho no esporte é retribuir tudo que a Luta Livre fez de mudanças dentro da minha vida, por isso tenho certeza que, em alguns anos, levarei a Luta Livre Esportiva para todos os cantos do mundo, para que outras pessoas possam ter uma esperança de vida como eu tive graças a esse esporte”, confia o campeão.

Bernardo Passos já tem data para voltar à ativa. Ele está embalado em 2023 e pretende adicionar mais um grande título ao seu nome.

“Vou participar de algumas competições locais de grappling nos meses de setembro e outubro, mas meu foco principal é o Europeu Sem Kimono da IBJJF, em Lazio, entre os dias 26 e 29 de outubro”, confirma Bernardo.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Embalado, Vinicius Lessa mira ouro no Sul-Americano

Jackson Nagai lembra infância difícil e celebra retorno às competições