em

Bebeto Oliveira e Tayane Porfírio visitam academia de Roney Edler nos EUA para seminários

Filial em Kansas do faixa-preta nordestino recebe campeões mundiais da IBJJF

Compartilhe!
Bebeto Oliveira, faixa-preta da GFTeam, é o atual campeão peso galo do Mundial da IBJJF.
Bebeto Oliveira, faixa-preta da GFTeam, é o atual campeão peso galo do Mundial da IBJJF. Foto: Divulgação / Instagram

Agosto será um mês de luxo na academia de Roney Edler em Kansas, nos Estados Unidos. Comprometido em proporcionar a melhor experiência de Jiu-Jitsu na sua filial, o faixa-preta agendou seminários com dois atletas de grande relevância no esporte, ambos conterrâneos do Ceará. Bebeto Oliveira, atual campeão mundial pela IBJJF na divisão dos galos, está com um seminário programado na Sertão BJJ para o dia 10 de agosto e Tayane Porfírio, bicampeã mundial peso e absoluto, se apresenta em seguida, de 19 a 22 do mesmo mês.

Em entrevista para a equipe do VF Comunica, Roney contou que escolheu os dois atletas pela evidente habilidade técnica, mas também por serem conhecidos de longa data. O fato de serem brasileiros que compartilham da mesma origem nordestina também pesou na escolha, já que Roney está nos Estados Unidos movido pela missão de lançar luz aos talentos dessa parte do seu país natal.

“A nossa equipe vem do nordeste do Brasil, de onde saíram e saem a maioria dos campeões mundiais. O atual campeão mundial Bebeto (Oliveira) mora a poucas horas da minha academia e já havíamos conversado. Estamos sempre em contato, trabalhando e arbitrando juntos. A Tayane (Porfírio) também é outra amiga de longa data. Ela é de Sobral, um município do interior do Ceará, e sempre que ele vai ao Brasil visitar os familiares ela vai na filial da Sertão na cidade, onde tenho um aluno responsável pela condução da academia.”, explicou Roney.

Tayane Porfírio depois da conquista no Mundial da IBJJF, em 2017. Na edição, ela foi campeã na divisão de peso e no absoluto.
Tayane Porfírio depois da conquista no Mundial da IBJJF, em 2017. Na edição, ela foi campeã na divisão de peso e no absoluto. Foto: Divulgação / Instagram

Time de Roney nos Estados Unidos se prepara para o Mundial Master, da IBJJF; ele também vai competir

O Mundial Master da IBJJF, também programado para acontecer em agosto, em Las Vegas, é uma das competições abordadas como meta na Sertão BJJ, o próprio Roney Edler vai lutar e, de acordo com ele, a troca de conhecimento com duas figuras tão importantes do Jiu-Jitsu será de grande valia nos últimos dias antes do torneio.

“Tudo isso são amizades que o Jiu-Jitsu me proporcionou, são amizades que zelamos e fortalecemos até hoje. O Bebeto vem mostrar um pouco do que faz para conquistar tantos títulos e a Tayane vai ficar uma semana aqui, dando aulas particulares, ministrando um seminário e somando no meu treino, fazendo ajustes no meu jogo e no dos meus alunos para o Mundial Master, em Vegas.”, ressaltou.

Quando planeja um seminário, Roney não se preocupa com conflitos entre equipes. Afinal, é o intercâmbio de conhecimento que mais importa. Para ele, receber atletas de bandeiras diferentes é uma das melhores formas de aprimorar o Jiu-Jitsu.

“Eu sempre gostei de seminários, pois independentemente de bandeira, tudo soma para o Jiu-Jitsu de cada um. Até podemos entrar em contato com uma técnica que já conhecemos, mas sempre tem um detalhe a mais que outro faixa-preta possa ensinar. Dessa forma, eu ofereço aos meus alunos não somente o meu ensino, mas também proporciono uma experiência mais ampla com outros faixas-pretas no meu tatame.”, argumentou.

Gabriel Sousa também já foi convidado por Roney Edler para ministrar um seminário na filial norte-americana. Foto: Divulgação / Instagram

Não é a primeira vez que Roney organiza seminários de grande porte. Ano passado, ele convidou Gabriel Sousa, um nome em destaque principalmente no grappling, e a receptividade dos alunos foi a melhor possível, comportamento que promete se repetir agora com Tayane Porfírio e Bebeto Oliveira.

“Não é o primeiro seminário que eu faço, já trouxe o Gabriel Sousa ano passado para um seminário, ele também é meu conterrâneo e foi muito bem recebido pelos meus alunos. Brasileiros faixas-pretas são muito valorizados aqui. Eu sempre abro o seminário para outras equipes, mas deixo claro que é um número limitado de vagas. De imediato, meus alunos preenchem todas elas.”, finalizou Roney.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Marcos Cunha ganha título em Open da IBJJF para motivar intercambistas da TMC

Faixa-azul campeão mundial de Jiu-Jitsu conta como saiu do Ceará para brilhar na Califórnia