O atual campeão meio-pesado do UFC não ficou calado diante do pronunciamento de um antigo rival do kickboxing, o russo Artem Vakhitov, que Alex ‘Poatan’ enfrentou por duas vezes no Glory. Tudo começou quando Vakhitov disse que tinha vontade de enfrentar Alex mais uma vez, para fechar a trilogia, mas agora no palco do UFC.
Antes de ingressar no Ultimate, ‘Poatan’ também se destacou no Glory, e em janeiro de 2021 venceu o russo por decisão dividida, tornando-se assim o campeão meio-pesado de kickboxing da organização. A defesa de título aconteceu oito meses depois. Na ocasião, quem saiu com a vitória foi Vakhitov, resultado determinado pela arbitragem, por unanimidade, e o cinturão mudou de dono.
Assim como ‘Poatan’, o lutador russo migrou para o MMA, a diferença fica por conta do desempenho de cada um. Desde que passou a integrar o plantel de atletas da maior organização de MMA do mundo, ‘Poatan’ já conseguiu ser campeão de duas divisões, dos médios e entre os meio-pesados, nesta última ele reina atualmente, com vitória recente sobre Jiri Prochazka, no UFC 303, em luta que tinha o título na jogada. No MMA, o russo Vakhitov apresentou lesão e foi mal-sucedido na estreia, no ano passado, perdendo por nocaute técnico. Em 2024, ele performou mais duas vezes, em países da Ásia Central, e conseguiu vencer os dois confrontos por nocaute.
Ao MMA Fightin, Artem Vakhitov fez críticas às habilidades de Alex ‘Poatan’
Em entrevista ao MMA Fighting, Artem Vakhitov apontou falhas no estilo de luta do campeão do UFC para depois mencionar que merece uma nova chance de enfrentá-lo, dizendo “que é o momento dos fãs do MMA conhecerem mais sobre ele”.
“A principal fraqueza é que ele (Alex ‘Poatan’) é só ataque sem defesa. Por causa da falta de defesa, ele fica aberto a receber muitos socos na cabeça quando enfrenta um striker habilidoso. (…) Os outros caras não se deram bem contra o Alex porque a trocação deles não tem o nível necessário. (…) Eu já o derrotei em competição de pura trocação e tenho certeza que farei novamente se conseguir a trilogia no UFC.”, comentou o russo.
“Você está um pouco perdido”, disse o campeão do UFC ao rival
‘Poatan’, em resposta à postagem feita pelo MMA Fighting, respondeu à afirmação de Vakhitov e disse que o antigo rival está perdido na projeção.
“Ei irmão, cuidado com as pessoas que estão te dando ideia para fazer isso, a mesma pessoa que te orientou tentou comigo também mas não fiz porque não sou burro (risos), todos sabem que quando deram a vitória para você (no Glory) é porque já tinha uma conversa com o Glory que essa seria minha última luta na organização e eles não queriam que eu saísse com o cinturão! Parece que você está um pouco perdido e tenho quase certeza que você está sem um empresário, porque para se expor dessa forma é o que penso!”, orientou ‘Poatan’.