No dia 2 de agosto, próxima sexta-feira, vai acontecer a quinta edição do ADXC, mais uma vez em Abu Dhabi, na icônica Mubadala Arena. Bibiano Fernandes e Urijah Faber são os atletas escolhidos para entrar em ação na luta principal da noite, um confronto de grappling. O duelo entre os dois, figuras de importância no MMA, será na verdade uma oportunidade de revanche para Bibiano. O brasileiro, ex-campeão do ONE FC, já enfrentou Urijah em 2006, época na qual Bibiano, atleta formado no Jiu-Jitsu, ainda tinha pouca experiência com as artes marciais mistas. Na ocasião, Urijah, até hoje ativo no plantel do UFC, saiu com a vitória.
O confronto de kimono mais importante do card vai promover um embate entre Marcos Carrozzino, tricampeão do Grand Slam da AJP Tour, e Rayron Gracie em sua segunda aparição na organização, dessa vez alavancado à luta principal de Jiu-Jitsu. No ADXC 3, no Brasil, Rayron venceu seu compromisso de kimono posicionado no card como co-main event. Ele ficou frente a frente com Fellipe Andrew, faixa-preta muito mais experiente, e conseguiu finalizá-lo por estrangulamento.
Diego Brandão, atleta cearense de MMA, é um lutador experiente, com passagens pelo Rizin, UFC e ACA. Com um cartel profissional que começa em um evento de vale tudo, em 2005, Diego acumula 29 vitórias. O ADXC é sua oportunidade de redenção, pois no seu último confronto, em julho deste ano, no Hardcore FC, ele foi nocauteado por Muratbek Kasimbay no segundo round. Chad Mendes, atleta norte-americano mais conhecido pela carreira no UFC, é o adversário de Diego no confronto de grappling. Já sinalizado como ex-lutador do Ultimate, a última aparição de Chad aconteceu em 2018, em luta contra Alexander Volkanovski no UFC 232. Na ocasião, ele saiu derrotado por nocaute técnico. Portanto, a atuação dele no ADXC seria a quebra de um hiato e, assim como Diego, Chad terá a oportunidade de retomar a trajetória de vitórias.
Jonnatas Gracie, já conhecido no ADXC, vai enfrentar Burak Sarman sem kimono
Pedro Ramalho, atleta português, e Max Lindblad, da Suécia, são dois especialistas em guarda aranha que irão se enfrentar no co-main event de kimono do ADXC 5. Entre os confrontos mais aguardados do card principal, estão Jonnatas Gracie, atual campeão do Who’s Number One e Burak Sarman, líder da ASA, academia de submission em Melbourne, na Austrália. A luta será sem kimono, válida pelo peso meio-médio.
Depois de enfrentar Fabrício Andrey na edição brasileira do ADXC, Ruan Alvarenga retorna à organização, desta vez em Abu Dhabi, para duelar contra o perigoso AJ Agazarm. Atleta versátil, faixa-preta de Jiu-Jitsu, experimentado no grappling e lutador de MMA com cinco lutas no Bellator. A luta dele com o brasileiro, embate de grappling válido pelo peso leve, vai inaugurar o card principal do ADXC 5.