No domingo, dia 21 de julho, o Abu Dhabi Grand Slam World Tour Rio de Janeiro apresentou as disputas dos faixas-pretas profissionais, na chave dos adultos. O evento, que teve início no dia 19, atingiu o seu auge no último dia, com performances de alto nível dos atletas participantes.
A elite do Jiu-Jitsu entrou nas áreas de luta da Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e roubou o show. Entre os destaques da competição, Al Wahda Club’s Omar Al Suwaidi tornou-se o primeiro atleta dos Emirados a vencer o ADGS Rio. Sarah Galvão, nas disputas femininas, estreou a faixa-marrom em grande estilo, vencendo Julia Alves e Vitória Vieira. Jefferson Goteu, representante da Commando Group, se tornou campeão depois de superar Natan Chueng, o favorito da divisão.
Confira abaixo como foram as finais de cada divisão na faixa-preta:
56 kg – Omar Al Suwaidi vs. Pedro Romanelli
Representando os Emirados Árabes em terras brasileiras, Omar Al Suwaidi mostrou sua destreza e conseguiu faturar o ouro da divisão até 56 kg. Na final, ele enfrentou Pedro Romanelli e logo no início puxou e raspou o adversário para abrir o placar com dois pontos. No decorrer do combate, houve uma troca de raspagens e Pedro conseguiu subir com uma pegada na calça, quase conseguindo uma pontuação por queda. Por fim, Pedro conseguiu raspar e o placar, a essa altura, marcava 4×4. Omar, correndo atrás do prejuízo, deslizou para as costas sem os ganchos e atacou o pescoço de Pedro com perigo. No final da disputa, Omar venceu por pontos, enquanto o placar marcava 6×4.
62 kg – Jhonathan Frazão vs. Davi Carlos
Vindo de três vitórias na chave, Jhonathan Frazão mostrou um Jiu-Jitsu bastante tático na final até 62 kg. No confronto contra Davi Carlos, houve uma intensa troca de raspagens e ele conseguiu a liderança no placar com a pontuação em 4×2. Nos minutos finais da luta, Davi tentou uma recuperação, mas Jhonathan soube evitar qualquer movimentação perigosa e, depois de Davi receber uma penalidade, Frazão venceu por 5×3.
69 kg – Diego Sodré vs. Israel Almeida
Diego Sodré saiu vencedor de uma final acirrada contra Israel Almeida. Com uma pegada na lapela, Diego raspou Israel e abriu o placar com os dois pontos. Por conta de movimentações na guarda 50/50, quatro pontos foram marcados para cada lado. Diego subiu duas vezes e aumentou a vantagem para 6×4, mas isso não evitou que Israel raspasse novamente para empatar. Um ataque no pé por parte de Diego fez a diferença. Mesmo não conseguindo a finalização, ele ficou na frente pelo perigo, fechando o placar em 7×6.
77 kg – Jefferson Goteu vs. Natan Chueng
Finalizando na quarta e na semifinal, Jefferson Goteu, da Commando Group, fez do torneio o seu momento e venceu Natan Chueng para faturar o ouro da categoria. O fator decisivo aconteceu logo no início, com Jefferson subindo no double pull para marcar um ponto. Com Natan dando tudo de si para virar o jogo e assumir a liderança, Jefferson escolheu jogar estrategicamente, usando a guarda laçada para evitar qualquer movimento que pudesse comprometer sua vitória. Quando o cronômetro marcou o fim da disputa, o mesmo placar de 1×0 permaneceu e Jefferson levou o título da divisão.
85 kg – Alex Munis vs. Rafael Borges
Após superar a dura chave de 85 kg em sua jornada até a final, Alex Munis manteve a liderança para assumir seu lugar no topo do pódio. Enfrentando Rafael Borges, o faixa-preta de Fratres acelerou o processo e foi direto para o pé o adversário, conseguindo a finalização para se tornar o campeão do ADGS no Rio.
94 kg – Vinicius Liberati vs. Luiz Henrique Betta
Tendo superado todos os seus oponentes na divisão de 94kg, Vinicius Liberati teve um pouco mais de trabalho ao enfrentar Luiz Henrique Betta na disputa pelo ouro. Do começo ao fim, a luta foi muito equilibrada e ambos os lados lutaram para obter vantagem sobre o outro. Nos momentos finais da luta, no entanto, Vinicius conseguiu um ponto valioso e conquistou o título por um placar de 2×1.
120 kg – Victor Honório vs. Herico Hesley
Na categoria mais pesada, Victor Honório ficou na frente em uma batalha dura e derrotou Herico Hesley na final. Com os atletas parelhos, a luta ficou empatada no tempo regulamentar e no golden score. Com o placar empatado, 3 a 3 para cada lado, o resultado foi definido pelos árbitros, que decidiram que o título deveria ficar com o Honório.
49 kg – Diana Teixeira vs. Giulia Gregorut
Após ganhar o ouro nos Grand Slams de Istambul e de Abu Dhabi, no início deste ano, Diana Teixeira agora adicionou o título do Rio à sua coleção. Na final da divisão de 49 kg, Giulia Gregorut começou puxando para a guarda, mas Diana conseguiu se soltar e abriu o placar com um ponto ao bater na lateral da adversária. Giulia conseguiu impedi-la de passar a guarda e até tentou subir nos momentos finais, mas Diana se manteve firme e conseguiu a vitória por pontos.
55 kg – Grasielle Brandão vs. Lina Grosset
Com um jogo muito bom por cima, Grasielle Brandão venceu Lina Grosset na final dos 55 kg. Lina começou puxando, mas Grasielle passou com pressão para chegar na lateral, colocou o joelho na barriga e foi direto para a montada, marcando oito pontos. Após Lina recuperar a guarda e Grasielle ganhar mais um ponto por quase passar, Lina subiu atacando a partir das costas e marcou três pontos a seu favor. Na tentativa de recuperação, Lina ainda conseguiu mais um ponto, mas Grasielle subiu e passou novamente, encerrando a luta em 12×4.
62 kg – Sarah Galvão vs. Vitória Vieira
Estreando como faixa-marrom na elite do Jiu-Jitsu, Sarah Galvão provou ser uma competidora talentosa ao conquistar a categoria 62 kg do ADGS Rio. Após vencer Júlia Alves na semifinal, Sarah enfrentou Vitória Vieira na última luta e começou puxando para a guarda, para depois subir e marcar 1×0. Vitória, mais experiente, ainda tentou escapar da guarda fechada de Sarah, mas a estreante conseguiu manter a vantagem e ainda atacou em uma omoplata nos últimos minutos.
70 kg – Sabatha Lais vs. Giovanna Carneiro
Em um piscar de olhos, Sabatha Lais levou a melhor sobre Giovanna Carneiro na final dos 70kg. Assim que o árbitro sinalizou o início da luta, Sabatha puxou e encaixou um triângulo rápido e obteve a finalização sobre Giovanna.
95 kg – Yara Soares vs. Tamiris Silva
Representando a Fratres, Yara Soares mais uma vez ficou com a vitória nos tatames da AJP. Depois de ganhar duas vezes por finalização, Yara enfrentou Tamiris Silva na final, colocando toda sua habilidade e pressão à prova ao longo dos cinco minutos da luta. Quando o relógio acabou, Yara estava com três pontos na frente no placar, ficando com a vitória e o ouro da divisão.