em

Vetoraci vence Uanderson e ‘Pato’ brilha no Grand Slam em Roma

ADGS Roma 2024: atletas profissionais ascendem como campeões na terra dos gladiadores

Matheus Vetoraci foi o grande destaque no Grand Slam em Roma, superando o favorito Uanderson Ferreira.
Matheus Vetoraci foi o grande destaque no Grand Slam em Roma, superando o favorito Uanderson Ferreira. Foto: AJP

Depois de uma tarde inteira de competição em alto nível, o segundo e o último dia do Abu Dhabi Grand Slam World Tour Rome 2024 foi para a conta neste domingo, dia 14 de abril. O torneio começou na última sexta, dia 12, com os juvenis aquecendo os tatames para os experientes atletas do Master exibirem as suas habilidades no dia seguinte. No domingo, a ação foi conduzida até às 23:00 já que a divisão dos profissionais dominaram o palco lutando pelo ouro, glória e os cobiçados pontos do ranking da AJP.

É claro, é impossível falar sobre as performances de domingo sem mencionar os faixas-pretas. Fazendo jus ao título “Elite do Jiu-Jitsu”, os competidores levaram a arte marcial ao limite, no Centro Olímpico Matteo Pellicone, com performances incríveis no caminho até o topo do pódio. Sem mais delongas, vamos conferir como se desenrolaram as finais dos faixas-pretas profissionais.

56kg – Welison Fernandes vs Frederico Guimarães

O cara da liderança no ranking da divisão dos plumas, Welison Fernandes mostrou as suas habilidades na final do ADGS Roma contra Frederico Guimarães, com este último saindo na frente no placar e mantendo a vitória ao seu alcance até os últimos momentos do duelo. Enquanto Frederico conquistou cinco pontos ao longo da luta a partir de um double pull e duas raspagens, Welison também conseguiu raspar duas vezes e jogou por baixo na maior parte do tempo. Com boas pegadas na lapela e na calça dos oponentes, com o olhar atendo no relógio, Welison foi para a estabilização perto do final da luta, estabelecendo um placar de 6 a 5, adicionando mais uma medalha de ouro ao currículo.

62kg – Jefferson Fagundes vs Yuri Hendrix

Jefferson Fagundes foi o nome de destaque na divisão dos 62kg. Depois de vencer o primeiro oponente com um placar impressionante de 11×0, Jefferson finalizou Kalel dos Santos na semi e garantiu o duelo contra Yuri Hendrix na rodada pelo ouro. No entanto, Yuri ficou impossibilitado de lutar na final, consagrando Jefferson como campeão da categoria.

Diego Pato provou que é o atleta do topo da divisão. Seu jogo finalizador fez toda a diferença.
Diego Pato provou que é o atleta do topo da divisão. Seu jogo finalizador fez toda a diferença. Foto: AJP

69kg – Diego Batista vs Dzhimsher Razmadze

Diego ‘Pato’ Batista foi como uma força da natureza na divisão de 69 kg do Grand Slam em Roma. Chegando como favorito ao título, Diego acumulou três excelentes vitórias antes de chegar à final, a última delas por pontos contra o duro Florian Bayili na semifinal. Seu adversário na final seria Dzhimsher Razmadze, que teve a sua parcela de desafiadores confrontos na chave, finalizando Thiago Macedo e depois superando Artur Oliveira na semi. Incapaz de lutar na final, Dzhimsher não teve escolha a não ser abrir mão do lugar mais alto do pódio para Diego ‘Pato’, declarado campeão.

77 kg – Felipe Ribas vs Luiz Paulo Medeiros

Em um piscar de olhos, a luta entre Felipe e Luiz Paulo registrou uma enorme reviravolta. Luiz Paulo começou na frente no placar com um giro destemido que lhe rendeu dois pontos, depois de puxar para a guarda no início. Enquanto isso, Felipe fez guarda e tentou alguns ataques da X, conseguindo girar e subir na tentativa de dominar as costas. Quando Felipe conseguiu encaixar um dos ganchos, Luiz Felipe saiu da área de luta, levando os árbitros a aplicarem uma punição a ele; do outro lado, Felipe ganhou três pontos, dois por quase ter dominado as costas e mais um por ter subido no início do movimento. Luiz Paulo contestou a pontuação final e Felipe acabou vencedor por 9 a 2 no placar.

85kg – Matheus Vetoraci vs Uanderson Ferreira

Luta empolgante entre dois faixas-pretas que se destacam na luta em pé. Matheus deu partida no duelo tentando uma queda em Uanderson, mas não conseguiu concluir o movimento, ganhando somente um ponto. Uanderson fez pegada na cintura do adversário e tentou uma queda por conta própria, mas Matheus se aproveitou do movimento para chegar do lado com três pontos, elevando o placar a 4×0. Uanderson diminuiu a diferença para 4×3 depois de conseguir chegar ao lado do oponente, quando a luta ficou mais lenta, ambos foram punidos por falta de combatividade. Com o placar marcando 5×4 para Matheus, Uanderson tentou outra queda e conseguiu o empate, mas Matheus atacou com um armlock no último segundo do confronto. Ainda que Uanderson tenha defendido, os árbitros decidiram que o ataque de Matheus foi digno de pontuar devido ao risco de finalização. Portando, Matheus marcou 6×5 para vencer o favorito Uanderson na luta pelo título da divisão dos 85 kg.

94kg – Luiz Henrique Betta vs Marcos Carrozzino

Outro combate bem equilibrado entre os rivais Marcos Carrozzino e Luiz Henrique Betta. Marcos tentou raspar da guarda e Luiz reagiu com uma boa tentativa de estrangulamento cruzado para obter uma tendência a seu favor no placar. Depois de uma falta de iniciativa de ambos os competidores, Betta encontrou espaço suficiente para dominar a cintura de Marcos a partir das costas. Incapaz de concluir a queda, Luiz Betta pulou nas costas de Marcos com um gancho encaixado perto do final do combate. No desfecho, Luiz recebeu uma vantagem pelo movimento e ganhou de forma bastante estratégica, com 2 a 1 no placar.

120 kg – Felipe Bezerra vs Jean Maltese

O único competidor que lutou em casa na final foi o italiano Jean Maltese, que teve a missão de lutar contra Felipe Bezerra, atual campeão do World Pro. Com um jogo sólido, Felipe quase passou e pegou as costas, conseguindo 2 a 0 no placar. Correndo atrás do prejuízo com movimentos defensivos, Jean evitou um ataque perigoso, mas Felipe conseguiu outra passagem e mirou novamente nas costas do oponente. Jean defendeu mais uma vez, mas Felipe conseguiu vencer com quatro pontos na frente, adicionando mais um expressivo título de Jiu-Jitsu no currículo.

FEMININO DE KIMONO – MARROM / PRETA

49kg – Brenda Larissa vs Diana Teixeira

Brenda Larissa conseguiu a melhor sobre a sua rival Diana Thais Teixeira na disputa pelo título da divisão dos 49kg. Depois de puxar para a guarda, Brenda fez um movimento de meia guarda para inverter subindo, com Diana defendendo prontamente, mas ainda assim perdendo a liderança no placar para Brenda, que conseguiu um ponto pelo giro. O duelo continuou com um jogo intento de trocas em pé e Diana conseguiu assumir o controle do ritmo de luta em pé, puxando para a guarda perto do final da luta, atacando com um triângulo e mudando para um ataque de omoplata. Se risco de finalizar, Diana não pontuou e Brenda ficou com o título.

55kg – Ana Rodrigues vs Beatriz Campos

A campeã vigente Anna Rodrigues mais uma vez deu um show de Jiu-Jitsu nos tatames da AJP. Fazendo a final contra Beatriz Campos, que começou na frente no placar depois de subir no double pull, Anna teve que ajustar o temido ajuste de lapela para reconquistar o controle do combate. Com a lapela da oponente enrolada entre as pernas, Ana conseguiu desequilibrar Beatriz e atacou com precisão no pé e finalizou, para conseguir o título na divisão dos 55 kg.

62kg – Maria Delahaye vs Julia Alves

Contrariando as probabilidades, Maria Luisa Delahaye levou a melhor sobre Julia Alves, companheira de equipe e multicampeã da AJP. Depois de subir na puxada dupla, Maria avançou para dominar as costas, passar a guarda e concluir a movimentação nas costas de Julia. Depois disso, não levou muito tempo até que o estrangulamento aplicado por Maria decidiu a dona do título em Roma.

70kg – Ingridd Sousa vs Izadora Silva

Ingridd Sousa venceu mais um duelo contra Izadora Silva nos tatames da AJP. Desta vez, Ingridd começou na frente no placar por conseguir puxar para a guarda e subir. Izadora reagiu raspando da guarda aranha, mas Ingridd conseguiu esticar a adversário e subiu de novo, colocando pressão para passar e mudar o placar para 4 a 2, tornando-se campeã da divisão. 

95kg – Yara Soares vs Maria Carolina Vicentini

Yara Soares manteve pressão constante para vencer Maria Carolina Vicentini na final da divisão dos 95kg. Depois de subir a partir da puxada dupla e abrir o placar com 1×0, Yara conseguiu uma boa pegada na calça de Maria e colocou pressão total sobre a adversário, até que conseguiu passar. Com 4 a 0 no placar, Yara colocou o joelho na barriga de Maria Carolina sem estabilizar para fechar o placar com um 5×0, faturando o título.

Avatar photo

Escrito por Vitor Freitas

Jornalista, Vitor Freitas atua diretamente na produção de conteúdo para o Jiu-Jitsu de todas as formas há 13 anos.

Belga José Steve chega com missão de buscar o ouro no Brasileiro de Jiu-Jitsu

Pedro Alex ‘Bombom’ e José Inácio brilham em torneios da IBJJF