Yatan Bueno aceitou o período de suspensão das competições da IBJJF por testar positivo no exame antidoping coordenado pela USADA, que testa atletas de Jiu-Jitsu nas principais competições da federação internacional. As informações estão disponíveis no site da IBJJF.
O atleta, que havia ganhado o título de campeão mundial pela IBJJF no torneio da temporada, lutando no pesadíssimo, testou positivo para a substância 19-Norandrosterona, resultado do exame conduzido pela USADA por ocasião do torneio mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF na Califórnia, em junho deste ano.
Suspensão de Yatan começou a partir do dia 12 de julho
Ainda de acordo com o comunicado da USADA, a amostra de urina de Yatan Bueno foi também submetida a um teste específico capaz de identificar se a substância encontrada pode estar relacionada a uma produção natural do corpo ou se tem origem sintética. A análise confirmou a presença indevida da substância proibida de acordo com as normas antidoping adotadas pela IBJJF, sob vigilância da USADA.
O período de inelegibilidade de Yatan Bueno começou no dia 12 de julho, data que a suspensão provisória, aceita pelo atleta, foi estabelecida. Como consequência da testagem positiva, Yatan perdeu o título mundial conquistado no dia 2 de junho, na Califórnia.