em

Yatan Bueno está fora da IBJJF por três anos por testagem positiva no doping

Faixa-preta da Fratres perdeu o título mundial conquistado na Pirâmide este ano

Yatan Bueno foi testado pela USADA no Mundial da IBJJF da temporada.
Yatan Bueno foi testado pela USADA no Mundial da IBJJF da temporada. Foto: @a.assisfoto

Yatan Bueno aceitou o período de suspensão das competições da IBJJF por testar positivo no exame antidoping coordenado pela USADA, que testa atletas de Jiu-Jitsu nas principais competições da federação internacional. As informações estão disponíveis no site da IBJJF. 

O atleta, que havia ganhado o título de campeão mundial pela IBJJF no torneio da temporada, lutando no pesadíssimo, testou positivo para a substância 19-Norandrosterona, resultado do exame conduzido pela USADA por ocasião do torneio mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF na Califórnia, em junho deste ano.

Suspensão de Yatan começou a partir do dia 12 de julho

Ainda de acordo com o comunicado da USADA, a amostra de urina de Yatan Bueno foi também submetida a um teste específico capaz de identificar se a substância encontrada pode estar relacionada a uma produção natural do corpo ou se tem origem sintética. A análise confirmou a presença indevida da substância proibida de acordo com as normas antidoping adotadas pela IBJJF, sob vigilância da USADA.

O período de inelegibilidade de Yatan Bueno começou no dia 12 de julho, data que a suspensão provisória, aceita pelo atleta, foi estabelecida. Como consequência da testagem positiva, Yatan perdeu o título mundial conquistado no dia 2 de junho, na Califórnia.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Giovanna Carneiro quer manter ritmo de vitórias na faixa-preta de Jiu-Jitsu

Bruno Bastos comenta oportunidades no Jiu-Jitsu e exalta Cassia Moura: “Transformação gigantesca”