em

WNO 24: Gordon Ryan está de volta em luta contra Josh Saunders

Retorno do maior grappler de todos os tempos coloca cinturão dos peso pesados em jogo contra grappler australiano

Gordon Ryan está de volta ao jogo em defesa de cinturão dos pesados no WNO.
Gordon Ryan está de volta ao jogo em defesa de cinturão dos pesados no WNO. Foto: Forbes

Os que imaginavam que o retorno de Gordon Ryan iria acontecer somente no evento principal do ADCC, em agosto, se surpreenderam com o anúncio de hoje: o atleta mais dominante do grappling estará de volta à ação no dia 20 de junho, no Who’s Number One 24, em luta que colocará em xeque o cinturão de Gordon, campeão peso pesado do evento. A edição que marca o aguardado regresso do lutador vai acontecer em Austin, no Texas. 

O atleta eleito para a hercúlea tarefa de desafiar o campeão foi Josh Saunders, grappler australiano. Josh é bicampeão da seletiva do ADCC na Ásia e Oceania e, neste ano, está confirmado no evento principal da organização para lutar na divisão acima de 99 kg. Apesar de não possuir uma carreira de grande relevância na cena mundial de grappling, Josh é bastante conhecido na Austrália, seu país natal, como preparador físico. Logo na sua estreia no Who’s Number One, Josh terá pela frente uma gigantesca provação – tomar o cinturão do grappler número 1 peso por peso, a nível mundial. 

Patrick Gaudio foi o último adversário de Gordon Ryan, em luta pelo WNO em 2023

A última aparição de Gordon Ryan nos tatames aconteceu no ano passado, quando ele enfrentou Patrick Gaudio no WNO, vencendo com uma finalização por armlock. Desde então, com o início da temporada e um hiato de Gordon, muito se especulou sobre o seu retorno devido às suas condições de saúde. O próprio lutador, que hoje tem 28 anos, revelou que precisava se manter um pouco afastado dos compromissos profissionais por conta de uma condição estomacal. A luta de Ryan versus Saunders será sob as regras do evento, com duração de 15 minutos.

O número de vitórias em sequência de Gordon Ryan chega a 55 resultados positivos, sem perder uma única luta desde 2018. A última derrota dele aconteceu para Vinny Magalhães, no ACBJJ 13. Campeão do ADCC, a atuação de Gordon no WNO será como um termômetro que vai indicar o que o faixa-preta de John Danaher será capaz de fazer na T-Mobile Arena, em Vegas, na campanha que definirá o prolongamento do seu reinado no grappling, com a defesa do seu título no ADCC.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Rickson Gracie revela o nome de seu treino mais duro de Jiu-Jitsu

ADGS Istambul: faixas-pretas se consagram no último dia de campeonato na Turquia