Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, vai acontecer o WNO 23, evento de superlutas de grappling, em Arlington, no Texas (EUA). Como não poderia ser diferente, toda luta de Nicholas Meregali é um estímulo para a expectativa dos fãs do esporte. Na ocasião, ele vai enfrentar o veterano Vagner Rocha. São doze anos de diferença que separam os atletas, lutadores de diferentes gerações. Contudo, a vontade de vencer de ambos estacionou em níveis idênticos.
Na época da confirmação da luta entre os dois, Vagner Rocha citou a vitória recente no Karate Combat sobre Luke Griffith, parceiro de treinos de Meregali na New Wave, como uma credencial para passar na frente de outros possíveis adversários do faixa-preta gaúcho. Nicholas, por sua vez, logo após a confirmação de que teria Vagner para enfrentá-lo no corner oposto, disparou a provocação, atividade pré-luta já associada a ele.
Em vídeo postado nas redes, Meregali disse que iria começar a luta com os braços amarrados, por três minutos, e em seguida finalizaria Vagner da forma que quisesse. Apesar das afirmações mais ácidas na confirmação do confronto, nesses últimos dias que antecedem o evento, Meregali foi mais comedido com relação ao adversário, limitando-se a elevar os próprios feitos e fazer projeções futuras para os seus seguidores.
Andrew Tackett substituiu Mica Galvão no co-main event
No co-main event da noite o WNO vai levar à ação Andrew Tackett, grappler classificado para o ADCC na seletiva de Las Vegas, nos Estados Unidos, mesma cidade que vai sediar o evento principal da organização no segundo semestre. Tackett entrou na disputa em um movimento de substituição, preenchendo a vaga deixada por Mica Galvão no combate contra Tommy Langaker, faixa-preta norueguês classificado para o ADCC em uma seletiva europeia, atual campeão mundial sem kimono pela IBJJF.
Em mais uma luta que faz parte do card principal do WNO 23, Rafael Lovato Jr. e Felipe Pena ficarão frente a frente. Para os dois, a performance pode ser chance de redenção, já que ambos amargaram derrotas em seus desafios mais recentes. Lovato foi superado por Craig Jones no UFC FPI 6, enquanto Felipe Pena foi finalizado em um mata-leão aplicado por Nicholas Meregali na luta principal da quinta edição do evento de grappling com a chancela do UFC. Em sua última passagem pelo WNO, na temporada passada, Felipe Pena contabilizou uma vitória sobre Rida Haisam, por estrangulamento.
JT Torres volta ao WNO, desta vez para lutar contra Nicky Ryan, irmão de Gordon
Irmão de Gordon Ryan, Nicky Ryan terá pela frente um duelo contra alguém mais experiente, o nova iorquino JT Torres. A luta entre os dois também será um confronto de colisão de gerações – assim como no main event, são doze anos de diferença no documento de identificação de ambos. No último compromisso deles no Who’s Number One, em 2023, ambos venceram seus oponentes por decisão da arbitragem.
Jasmine Rocha, mais uma membro da família Rocha em ação no evento, o irmão Achilles Rocha está com presença garantida no card preliminar, vai enfrentar Emily Ferreira, faixa-preta de Bruno Bastos. Em janeiro deste ano, a performance de Emily no ADXC 2 encantou os entusiastas de grappling ao vencer Yara Kakashi com um habilidoso e surpreendente armlock. Jasmine, na temporada atual, já comemorou o passaporte carimbado para o evento principal do ADCC em Vegas. A filha de Vagner conquistou a vaga na seletiva de West Coast.
Shay Montague, compondo o card principal do evento, terá grande desafio pela frente ao enfrentar o campeão do ADCC Diogo Reis, primeira atuação do faixa-preta da Melqui Galvão na temporada de 2024 após sofrer uma lesão na luta contra Diego ‘Pato’, no ano passado, desfecho que custou o cinturão dos penas da organização. A performance de Diogo Reis, para inaugurar a campanha do atleta no calendário atual de competições, é uma das mais aguardadas da vigésima terceira edição do WNO.
Card preliminar conta com mais um membro da família Rocha: o grappler Achilles
No card preliminar, Evan Leve e Marlon Tanaka ficarão frente a frente, assim como Cassia Moura e Jessie Crane em mais uma disputa feminina da edição. Luccas Lira é outro nome confirmado para atuar. Ele vai lutar contra Husan Alabed. Achilles, membro já citado da família Rocha, terá Camron Couch como oponente.
O Who’s Number One 23 será transmitido nesta sexta, dia 10 de maio, a partir das 21:00 (horário de Brasília) pelas plataformas de streaming Flograppling e bjjstars.tv.