A comunidade do Jiu-Jitsu vai conhecer em breve seus primeiros monarcas com a realização do The Crown. A IBJJF vai promover a primeira edição do evento no dia 19 de novembro, na Pirâmide de Long Beach, na Califórnia.
O torneio conta com seis categorias – quatro masculinas e duas femininas – e reúne os melhores lutadores de Jiu-Jitsu da atualidade. Além disso, a Federação vai premiar os campeões com um cheque de 15 mil dólares. Em suma, cada divisão engloba quatro atletas. Então, o vencedor será aquele que triunfar nas duas lutas.
A IBJJF selecionou os atletas e revelou as chaves nas últimas semanas. A expectativa é de duelos eletrizantes entre os maiores craques da atualidade. Atletas multicampeões no Jiu-Jitsu e joias da nova geração estão confirmados e prometem chacoalhar o The Crown.
Confira abaixo o resumo de cada divisão do evento.
Peso-pena
A categoria está um verdadeiro vespeiro, com quatro campeões mundiais em rota de colisão. Samuel Nagai mede forças com Diego Pato, enquanto Fabricio Andrey enfrenta Isaac Doederlein.
Peso médio
Tainan Dalpra chega como favorito à coroa em sua última apresentação antes de migrar para o grappling. Tainan encara na semifinal Pedro Maia, que já venceu duas vezes nesse ano. Por outro lado, Andy Murasaki e Mauricio Oliveira têm embate marcado em busca da outra vaga na final.
Peso pesado
A divisão marca o confronto entre campeões mundiais e futuros astros do Jiu-Jitsu. Por isso, Fellipe Andrew terá Francisco Lo pela frente, enquanto Gustavo Braguinha tenta frear o ímpeto de Uanderson Ferreira. Vale destacar que Andrew é o atual detentor do título mundial no peso pesado, e Braguinha é o atual campeão no meio-pesado.
Peso pesadíssimo
Um choque de carretas vai abalar as estruturas da Pirâmide de Long Beach. Atual campeão mundial superpesado, Erich Munis chega como favorito ao título, porém, não terá vida fácil. Erich enfrenta Roosevelt Sousa, enquanto Victor Honorio e João Gabriel Rocha resolvem suas pendências.
As mulheres também vão engrandecer o The Crown e a promessa é de lutas empolgantes.
Peso leve
A atual campeã Luiza Monteiro aparece como favorita, porém, as adversárias estão famintas para desbancá-la. É o caso da canadense Brianna Ste-Marie, que pretende frustrá-la na semifinal. Por outro lado, a vencedora de Nathalie Ribeiro versus Janaína Lebre se garante na decisão.
Peso superpesado
Quatro campeãs mundiais vão agigantar a disputa pela coroa na categoria. A hexacampeã Gabi Pessanha encara a promissora Amy Campo. Gabi terá, literalmente, a oportunidade de provar que é a rainha do Jiu-Jitsu femino. Já Tayane Porfirio e Melissa Cueto medem forças na outra semifinal.