em

Ulpiano avalia domínio da GB no Houston Open: “estamos no caminho certo”

Gracie Barra foi campeã geral por equipes pela 16ª vez no Houston Open

Pedro Marinho, Ulpiano Malachias, Henrique Camargo e Dylan Melton no Houston Fall Open. Foto: Reprodução/Instagram
Pedro Marinho, Ulpiano Malachias, Henrique Camargo e Dylan Melton no Houston Fall Open. Foto: Reprodução/Instagram

Ulpiano Malachias faz um trabalho consolidado no Texas e se firmou como uma das principais lideranças da Gracie Barra nos Estados Unidos. O estado é um dos polos mais importantes da GB e reúne diversos campeões. Referência na comunidade do Jiu-Jitsu, Ulpiano é um exemplo como professor e empreendedor. O mineiro lidera as GB’s Westchase e River Oaks e tem revelado diversos atletas promissores no Jiu-Jitsu.

Nesse fim de semana, Ulpiano e seus alunos ajudaram a Gracie Barra a manter o domínio no Texas. A equipe foi campeã no geral por equipes com e sem kimono no Houston Fall Open, organizado pela IBJJF. Foi a 16ª vez consecutiva que a Gracie Barra reinou no geral por equipes.

Em entrevista ao VF Comunica, Ulpiano Malachias comemorou a conquista e ressaltou a união de seus alunos.

“O resultado no Houston Open mostra que o trabalho tem sido feito corretamente. O mestre Draculino sempre fez a gente entender que aqui é nosso quartel general, então temos sempre que nos defender. Ver meus alunos chegarem em todas as finais de absoluto no adulto mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Ulpiano.

Ulpiano exalta Jiu-Jitsu de seus pupilos

A Gracie Barra assumiu o protagonismo nos absolutos da categoria adulto. Os alunos de Ulpiano, entre eles o multicampeão Pedro Marinho, foram primordiais para a escola alcançar o topo. Ulpiano avaliou o desempenho de seus atletas e enalteceu a consistência do trabalho.

“O desempenho foi excelente. Pedro Marinho levou o ouro duplo na faixa-preta e o Henrique Camargo conquistou quatro medalhas de ouro. Além disso, o Dylan Melton ficou com três ouros e uma prata na faixa-roxa, enquanto Aldo Perez garantiu o segundo lugar no peso e no absoluto. A evolução está nítida na atitude porque todos aqui lutam o peso e absoluto, independente do peso. Por exemplo, o Henrique Camargo é um peso leve, mas sempre compete no absoluto e consegue ótimos resultados”, apontou o faixa-preta.

Gracie Barra segue dominante no Texas

Ulpiano tem uma longa estrada no Texas e os resultados expressivos são fruto de um longo trabalho. Ele contou o que a supremacia da Gracie Barra no Texas representa para ele como professor e gestor de academia.

“Nossa hegemonia no Texas se deve ao trabalho do mestre Draculino, que sempre ensinou à galera dele que a competição é a essência do Jiu Jitsu. Ou seja, tento me espelhar nele ao máximo. O objetivo é ajudar aqui no Texas porque eu e o Uirapuru somos os mais velhos bem colados no Dracu”, explicou Ulpiano.

O final do ano será corrido para Ulpiano e seus pupilos. O professor listou os próximos compromissos de seus alunos e prometeu força máxima no Mundial Nogi 2023, marcado para dezembro.

“No próximo sábado, 28 de outubro, o Bruno Matias tem uma luta casada aqui em Houston. No dia 30 de novembro, o Pedro Marinho defende o cinturão do WNO contra o Rafael Lovato. Em seguida, vamos com tudo para o Mundial Nogi, em dezembro. Levaremos um time bem forte em todas as faixas. Nosso time é bem unido graças ao mestrão, agora, é só chegar lá e mostrar o trabalho”, finalizou Ulpiano.

Avatar photo

Escrito por Gabriel Almada

Jornalista aficionado por luta e faixa-roxa de Jiu-Jitsu

Marcio de Deus é um dos professores de Jiu-Jitsu mais renomados da atualidade. Foto: Illan Pellenberg

Marcio de Deus comenta inauguração da nova TMD House: “um marco na nossa história”

Nika Schwinden é uma liderança do Jiu-Jitsu feminino no Brasil. Foto: Reprodução/Instagram

Nika promove encontro feminino com presença de estrela do Jiu-Jitsu