em

UFC 304: evento na Inglaterra vai colocar dois cinturões na disputa

Leon Edwards, atual campeão no peso meio-médio e Tom Aspinall, campeão interino entre os pesados, vão defender título

Leon Edwards, campeão meio-pesado do UFC, vai defender título contra Belal Muhammad.
Leon Edwards, campeão meio-pesado do UFC, vai defender título contra Belal Muhammad. Foto: Reprodução Twitter / UFC Europe

O UFC 304 já está programado para o dia 27 de julho, com duas lutas valendo cinturão entre as principais do card. No confronto mais importante da noite, o campeão dos meio-médios Leon Edwards retorna ao octógono do Ultimate em casa, na Inglaterra, para enfrentar o norte-americano Belal Muhammad. A luta, que vai colocar o cinturão em jogo, vai resolver uma pendência do UFC Fight Night 187, em março de 2021, com um duelo que terminou sem resultado. O motivo foi um dedo no olho acidental de Muhammad contra o oponente. 

Leon Edwards não perde no UFC desde 2015, quando se deparou com um revés na luta com Kamaru Usman, que venceu por decisão unânime. O único resultado que saiu da tendência de vitórias foi justamente o confronto sem declaração de vencedor contra Belal. 

O americano Belal Muhammad também segue uma trajetória admirável em sua campanha no UFC. Desde o No Contest de 2021 na luta com o atual campeão entre os meio-médios, Belal já venceu cinco vezes consecutivas, superando nomes como os brasileiros Demian Maia e Gilbert “Durinho”, ambos vencidos por decisão unânime do time de arbitragem.

Tom Aspinall é o atual campeão interino peso-pesado do UFC. Na edição 304, ele precisa vencer Curtis Blaydes para manter o cinturão. Foto: Getty Images

Curiosamente, a luta co-principal da noite, que vai colocar Tom Aspinall, campeão interino peso pesado do UFC, diante de Curtis Blaydes, é também um confronto cujo resultado vai resolver uma outra questão mal resolvida. Em 2022, ambos se enfrentaram, mas uma lesão no joelho de Aspinall o retirou do combate ainda no início, aos 15 segundos do primeiro round. Na ocasião, Curtis saiu vitorioso por nocaute técnico. 

A última vez que Aspinall perdeu foi por conta da lesão sofrida no duelo com Curtis. Desde então, ele entrou no cage do UFC duas vezes em 2023, obtendo a vitória sobre Marcin Tybura e Sergei Pavlovich, declarado vencedor por nocaute nas duas oportunidades.

O rival de Tom Aspinall no UFC 304, Curtis Blaydes, já atuou em 2024. No UFC 299, ele foi escalado para enfrentar o brasileiro Jailton Almeida e levou a melhor, nocauteando o oponente com socos no segundo round. Contra Sergei Pavlovich, sua luta anterior, ele não teve o mesmo desempenho efetivo de Aspinall, e acabou derrotado por nocaute técnico.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Márcio de Deus comemora crescimento esportivo da equipe em torneios expressivos e diz: “O trabalho não pode parar”

Quem vai ficar com a coroa de rei no ADCC até 77 kg? Mica Galvão é o favorito