Tyrone Gonsalves se destacou no Campeonato Brasileiro sem Kimono da IBJJF, que aconteceu no final do mês passado no Rio de Janeiro. O faixa-preta da Six Blades, que comanda aulas em uma filial da equipe na Guiana Francesa, ficou em primeiro lugar na divisão de peso. No absoluto, ele conquistou a medalha de terceiro colocado.
Depois de quase um ano de treinos direcionados ao No Gi, Tyrone está sentindo nos resultados a evolução, lutando de forma confortável com a própria estratégia e levando perigo aos adversários.
“Fiz três lutas na categoria de peso, me tornando campeão sem ao menos sofrer um ponto ou vantagem. Depois de dois confrontos no peso aberto, acabei ficando em terceiro lugar no absoluto. Fiz cinco lutas no total.”, disse Tyrone.
Tyrone reforçou preparação para o Brasileiro No Gi com Melqui e Mica Galvão
Antes do BR No Gi, Tyrone Gonsalves passou um tempo precioso na BJJ College de Melqui Galvão, em Jundiaí, São Paulo. De acordo com ele, “apanhando todos os dias do fenômeno Mica Galvão”, o intensivão no Brasil, ao lado de referências, fez toda a diferença no resultado positivo recente.
Com residência fixa no exterior, Tyrone confirmou ao VF Comunica a informação de que as competições de Jiu-Jitsu e grappling em terras brasileiras são mais energéticas, com torcidas muito mais passionais. Um fator que pode abalar negativamente o psicológico.
“Aqui no Brasil a energia dos campeonatos é muito mais quente, principalmente por parte da torcida. Quem não souber lidar com isso, não vai se dar bem.”, comentou.
Na disputa entre ADCC e CJI, Tyrone fica com o ADCC pela tradição
Aurelie Le Vern, esposa de Tyrone e parceira de treinos, está classificada para o evento principal do ADCC e vem desempenhando boa campanha no Jiu-Jitsu em geral. Esse ano, de kimono, venceu o Campeonato Europeu, da IBJJF, em Paris. A meta agora é conquistar o título mundial no ADCC para uma consolidação ainda maior no grappling. Tyrone, ao falar sobre o ADCC, deu sua opinião quanto à rivalidade do evento com o CJI, torneio idealizado por Craig Jones.
“Eu sou a favor dos dois eventos, mas o atleta tem que saber o local que ocupa na sua carreira, para fazer a escolha certa. Nós (Tyrone e Aurelie) escolhemos o ADCC. Para quem não sabe, esse mês completamos um mês de dedicação completa ao No Gi. Então, queremos construir uma história no cenário do sem pano. O ADCC, com certeza, é o melhor palco para isso”, afirmou o atual campeão brasileiro sem kimono que tem como próximo compromisso um Grand Prix em Houston, nos Estados Unidos.
Em uma entrevista anterior ao VF Comunica, Tyrone havia mencionado Adam Wardzinski, agora campeão mundial de kimono pela IBJJF, como um adversário que ele gostaria muito de enfrentar. No entanto, depois do título no BR No Gi, o alvo do faixa-preta da Six Blades mudou de posição. “Estou muito focado no sem kimono. Quero reforçar o pedido de luta contra Patrick Gaudio. Vamos ver quem é o rei da selva mesmo!”, desafiou Gonsalves. Patrick Gaudio é atual campeão brasileiro com e sem kimono pela IBJJF. No torneio de grappling, ele ficou com o ouro duplo, primeiro colocado na divisão de peso e no absoluto.