em

The Crown: as chaves de cada Grand Prix foram divulgadas; veja quem luta com quem

Tainan Dalpra vai duelar com Gabriel Galvão de cara; nas lutas femininas, Gabi Pessanha enfrenta Mayara Custódio

Compartilhe!
Principais nomes do Jiu-Jitsu masculino vão lutar pela coroa da IBJJF no próximo domingo, dia 17.
Principais nomes do Jiu-Jitsu masculino vão lutar pela coroa da IBJJF no próximo domingo, dia 17. Arte: VF Comunica

O The Crown da IBJJF está prestes a acontecer em Long Beach, na Califórnia. Agendado para o dia 17 de novembro, domingo, o evento vai coroar novos campeões ou dar continuidade a reinados estabelecidos na última edição. As chaves das disputas dos GPs, masculinos e femininos, já foram divulgadas.

Começando pelo Grand Prix dos penas, masculino, Diego Pato, primeiro colocado no ranking mundial da IBJJF e tricampeão mundial, terá pela frente um confronto contra Osvaldo ‘Queixinho’, veterano do GP e recém-campeão do World Master, em Vegas. 

O vencedor da luta entre ‘Pato’ e ‘Queixinho’ vai enfrentar Jamil Hill-Taylor ou Marco Mendes. Jamil, campeão mundial do time de Lloyd Irvin, vai avançar na chave se vencer Marco, um faixa-preta recente que levou o título mundial na faixa-marrom. 

Kennedy Maciel é o nome do topo do ranking dos penas da IBJJF. Na temporada, enfileirou títulos no Europeu, Pan-Americano e Brasileiro. No primeiro confronto do The Crown, ele vai enfrentar João Mendes, representante da Atos que chegou embalado na elite da faixa-preta. Um atleta acostumado a faturar títulos mundiais desde a fase juvenil.

Ademir Barreto, atual vice-campeão mundial pela IBJJF, vai alçar voos maiores se tirar Eduardo Granzotto da jogada, um atleta perigoso. Como a própria IBJJF descreveu, Dudu é um dos competidores mais empolgantes formados pela Checkmat. 

Tainan Dalpra e Gabriel Galvão estão em uma das lutas mais aguardadas do The Crown da temporada

Passando para o GP dos médios, a configuração das chaves proporcionou uma luta bem interessante. Tainan Dalpra, atual dono da coroa, contra Gabriel Galvão, faixa-preta que chegou na elite com o frescor de campanhas excelentes nas faixas anteriores. Tainan é favorito do GP, mas um oponente como Galvão tem potencial para avançar. 

Elijah Dorsey começou o ano com um ouro conquistado na França, no Europeu. Agora, no The Crown, ele precisa vencer Matheus Luna para ir mais longe no GP. Luna substituiu Francisco Lo que havia sido o primeiro convocado para a disputa entre os atletas do médio. 

Andy Murasaki, atleta que fez uma luta parelha com Mica Galvão na final dos leves no último Mundial, tem Jaime Canuto como o primeiro oponente no The Crown. O faixa-preta experiente, primeiro no ranking mundial da IBJJF, no master 1, é habilidoso com o armlock voador.

Maurício Oliveira, mais um campeão do Europeu na chave, vai enfrentar Manuel Ribamar de cara, faixa-preta tarimbado em grandes competições. Ribamar, que levou o ouro do World Master, garantiu ao longo do tempo uma posição privilegiada entre os competidores do médio e meio-pesado. 

O Grand Prix dos atletas do peso pesado também promete excelentes disputas. Adam Wardzinski, master atual campeão mundial entre os adultos, vai enfrentar Matheus Spirandeli, faixa-preta de Leandro Lo que busca um lugar de destaque na primeira classe competitiva. 

Horlando Monteiro está bem impulsionado, com 11 vitórias consecutivas em competições com a chancela da IBJJF. Ele vai duelar com Paulo Merlin em mais um confronto do GP dos pesados. Rosto conhecido nas competições principais, Merlin já participou do GP Absoluto da federação internacional e é medalhista de bronze no Mundial e no Pan-Americano.

Com a coroa, Gustavo Batista vai viver o auge da fase de competidor na elite da faixa-preta

Gustavo Batista, mais um faixa-preta da lenda Leandro Lo e atual campeão mundial, é uma aposta quente para a coroa em jogo na competição. Para seguir em frente na jornada pelo título, Gustavo terá que vencer Mateus Rodrigues, um atleta bem ativo que vai viver essa oportunidade bem motivado a impressionar. 

Imparável na temporada, Patrick Gaudio faturou o ouro duplo no Brasileiro No Gi. No Brasileiro sem kimono, o faixa-preta ficou com a primeira colocação na divisão de peso. Rider Zuchi, parado no Mundial pelo atual campeão Wardzinski, poderá fazer uma revanche contra o estrangeiro caso os dois avancem no GP. Para isso, como primeira missão, ele terá que tirar Gaudio da disputa.

Erich Munis é o competidor que brilha mais forte no GP dos pesadíssimos. Atual campeão do The Crown, Munis coleciona títulos mundiais pela IBJJF e é o atual campeão do peso aberto da competição na Pirâmide. Quem vai enfrentá-lo de cara é o húngaro Kristóf Szucs, campeão do American Nationals, o equivalente norte-americano ao Brasileiro de Barueri. 

Pedro Machado, faixa-preta que está na final do BJJ Clubes lutando pelo Botafogo, campeão Pan-Americano pela IBJJF, vai enfrentar Kjetil Lydvo, atleta que chegou ao The Crown por um estilo de luta caçador, sempre em busca de finalizações. 

Uma luta que promete grandes emoções está no GP dos pesadíssimos do The Crown. Gutemberg Pereira, faixa-preta que representa a AOJ, chegou ao auge da performance logo no início da temporada, campeão peso e absoluto no Europeu e no Pan. Guto vai enfrentar Felipe Costa, representante da Six Blades que chegou à elite do esporte com passos firmes. Terceiro colocado no evento principal do ADCC, ‘Laranjinha’ tem agora a oportunidade perfeita para se destacar ainda mais. 

Marcus ‘Scooby’, competidor que ao longo do tempo acumulou medalhas no Mundial, Pan-Americano e Europeu, vai lutar com Roosevelt Sousa em sua primeira luta no The Crown. Roosevelt tem uma reputação sólida lutando sem kimono. Ele é medalhista de ouro no Mundial e Pan-Americano, ambos No Gi. 

Gabi Pessanha encabeça convocação de estrelas do Jiu-Jitsu para os confrontos no The Crown.
Gabi Pessanha encabeça convocação de estrelas do Jiu-Jitsu para os confrontos no The Crown. Arte: VF Comunica

Na categoria feminino, são dois GPs, peso leve e super-pesado. Nos confrontos da divisão mais leve, Janaina Lebre é um nome de destaque. Em sua segunda aparição no The Crown depois de uma performance memorável na primeira edição, a faixa-preta terá Vitória Assis como o desafio número 1. Assis, representante da Double Five, é uma competidora promissora no GP, primeira colocada no ranking mundial entre as atletas do pena pela IBJJF.

Em evidência, Cassia Moura promete entregar um espetáculo no Grand Prix

Cassia Moura é mais um nome em ascensão que vai performar domingo no The Crown. A faixa-preta de Bruno Bastos que ficou bastante em evidência por conta da jornada curta da faixa-azul à faixa-preta vem mostrando que tem talento de sobra. Thaynara Victoria está com a missão de parar Cassia Moura no GP. Ela entrou depois da vaga deixada por Luiza Monteiro e Margot Ciccarelli na competição.

Brianna Ste-Marie, grappler canadense, é uma presença constante nas grandes competições da IBJJF, ela vai enfrentar Jaine Fragoso, atleta que subiu no pódio do Mundial, na terceira colocação, tendo Luiza Monteiro como campeã. 

Vitória Vieira, mais uma atleta que está garantida na final do BJJ Clubes pelo Botafogo, é medalhista de ouro nos dois Brasileiros da IBJJF, lutando com e sem pano. A faixa-preta da GFTeam terá pela frente um confronto Gabriele McComb, mais uma atleta escalada em substituição depois da saída de Ciccarelli e Luiza Monteiro. 

Gabrieli Pessanha tem como objetivo perpetuar reinado no The Crown

O nome de Gabi Pessanha, atual dona da coroa do GP feminino super-pesado, não precisa de qualquer apresentação. Oito vezes campeã mundial pela IBJJF e invicta há mais de 100 lutas, a faixa-preta de Márcio de Deus terá que vencer Mayara Custódio para avançar. Atleta da classe master, Mayara está no top 10 das maiores faixas-pretas do mundo, do adulto, em uma seleção divulgada pela IBJJF. 

Tamiris Silva, campeã mundial da temporada, tem pela frente um duelo contra Giovanna Jara, uma atleta que entregou uma performance condecorada na faixa-marrom. No The Crown, ela tem a chance de competir, pela primeira vez, em uma competição de grande escala usando a faixa-preta.

Nathiely de Jesus, cinco vezes campeã mundial, vai lutar com Maca Vicentini, faixa-preta da AOJ que segue uma trajetória de ascensão. No Jiu-Jitsu Con, Maca esteve em uma luta bem disputada com Gabi Pessanha, no absoluto. Uma possibilidade de luta entre as duas seria um espetáculo para os entusiastas do Jiu-Jitsu.

Mel Cueto é uma atleta estabelecida entre as melhores. Bicampeã mundial, na temporada ela garantiu um título duplo em Vegas. Foi medalhista de ouro no Mundial de Master e no Jiu-Jitsu Con, lutando entre as atletas do adulto, no mesmo final de semana. Para dar um passo adiante no GP, Mel terá que passar ilesa por Isabely Lemos, atleta carioca, uma promessa da nova geração de faixas-pretas.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 11 13 at 11.21.30 1 VF Comunica Marcelo Garcia abandona aposentadoria e assina com o ONE FC

Marcelo Garcia abandona aposentadoria e assina com o ONE FC

WhatsApp Image 2024 11 15 at 12.36.10 VF Comunica ADXC 7: Rodolfo Vieira, Miyao e Gesias em ação neste domingo; confira card completo

ADXC 7: Rodolfo Vieira, Miyao e Gesias em ação neste domingo; confira card completo