em

Sienna Ocean relembra momentos memoráveis de 2024

Faixa-amarela da AOJ, Sienna Ocean demonstrou na temporada talento para o wrestling também

Compartilhe!
Sienna Ocean encara rotina de atleta com bastante comprometimento.
Sienna Ocean encara rotina de atleta com bastante comprometimento. Foto: @israelhudsonfx

Os últimos meses, de janeiro a dezembro, foram tempos de glória para Sienna Ocean, atleta de Jiu-Jitsu kids que treina com os irmãos Mendes da AOJ. Sua disciplina e habilidades de grappling são evidentes, e agora ela tem outra paixão: a luta livre. Em poucos dias, ela conquistou títulos significativos em ambas as modalidades, foi campeã do Pan Kids de Jiu-Jitsu e ficou em primeiro lugar em um torneio nacional de Wrestling, em Tulsa.

Leia a entrevista completa abaixo:

VF COMUNICA: Este ano foi repleto de conquistas. Se você pudesse reviver um momento da sua temporada, qual seria e por quê?

SIENNA OCEAN: Eu alcancei muitas das minhas metas este ano e conquistei coisas que eu nem esperava. É difícil definir apenas uma conquista específica. Se você tivesse me feito essa pergunta em agosto, minha resposta teria sido simples: vencer o Pan Kids e ganhar minha faixa-amarela de Jiu-Jitsu.

Mas em setembro meu treinador de luta livre sugeriu que eu tentasse me classificar em nível nacional participando do torneio World of Wrestling Tulsa Nationals Kickoff.

Eu treinei duro apenas na esperança de ficar entre as 6 primeiras. Acabei ganhando o primeiro lugar e me tornando uma campeã nacional. Essa é uma grande conquista no mundo da luta livre, da qual tenho muito orgulho.

Pisar no tatame para cada luta nunca é garantia de vitória. Mas ganhar é a maior recompensa por todo o trabalho duro que fiz. Não há nada mais gratificante do que esse sentimento.

Essas são minhas duas conquistas esportivas das quais tenho orgulho nesta temporada.

Chegando à nova temporada, quero poder ajudar e encorajar meus companheiros de equipe a atingirem seus objetivos para que possamos comemorar nossas conquistas juntos.

VF COMUNICA: Como você sente que cresceu como atleta e como pessoa este ano? Qual foi a maior lição que você aprendeu?

SIENNA OCEAN: Sinto que cresci muito como atleta este ano. A maior lição que aprendi é que não importa o que você queira alcançar, você pode fazer isso se você se concentrar nisso e seguir em frente. Os únicos limites que você tem são aqueles que você define para si mesmo. Se você atingir sua meta antes do esperado, você tem que definir novas metas imediatamente para continuar crescendo. Eu tive que superar muitos medos para finalmente chegar a este estado emocional e ter um desempenho neste nível.

Eu também tive que aprender a ser muito organizada na minha gestão de tempo com meus trabalhos escolares e compromissos. Ganhar títulos, por mais importante que seja para mim, não é mais importante do que atingir minhas aspirações acadêmicas.

Ter que equilibrar escola e treinamento é algo em que me tornei boa enquanto ainda fazia ajustes. Mas sem isso, eu não seria capaz de atingir meus próximos marcos.

VF COMUNICA: Wrestling e Jiu-Jitsu são diferentes, mas se complementam. O que você aprendeu com wrestling que o tornou um competidor melhor no geral?

SIENNA OCEAN: Aprendi muitas coisas com wrestling que tornam meu jogo de Jiu-Jitsu melhor. Uma das coisas mais importantes que aprendi foi como controlar meu ritmo durante uma luta para não ficar tão cansada quanto meus oponentes.

Preparar-se para cada aspecto é muito importante. Você não pode treinar apenas para aprender técnica. Você também tem que treinar para melhorar sua resistência, sua potência e sua mentalidade. Se você não se aprimora em nenhuma dessas áreas, você dá ao seu oponente uma chance de derrotá-lo.

Aprender várias habilidades é a chave para o crescimento como competidor, assim como a escola ajudou minha inteligência dentro e fora do tatame.

Tenho muitos colegas de equipe que escolheram estudar em casa para ter mais tempo para treinar ao longo do dia. Mas temos que reconhecer a importância da presença no campus e das habilidades sociais adquiridas na escola. Eu vou compartilhar mais das minhas atividades escolares, principalmente meu comprometimento com o programa ASB (Student Body) na minha página @siennaocean_mma no ano que vem.

VF COMUNICA: Parabéns pelo seu título recente de wrestling! Como foi o torneio? Compartilha com a gente todas as informações que puder.

SIENNA OCEAN: Obrigada! Os torneios de wrestling são muito diferentes dos torneios de Jiu-Jitsu. Eles são muito mais intensos e desafiadores.

Depois de conversar com meu treinador, decidimos que era hora de tentar uma vaga no torneio nacional. Eu já tinha participado da competição Freakshow em Las Vegas, uma competição que participei no ano passado, mas não estava nem perto de conseguir uma vaga. Este ano, ganhei o segundo lugar na minha divisão 12U.

Decidimos que eu deveria participar do torneio Tulsa National Kick Off, que reúne os principais competidores de wrestling do país.

O objetivo era ficar entre os 6 primeiros. Treinei muito, perdendo muitos eventos sociais para me concentrar nessa nova meta que estabeleci para mim mesma.

Quando chegamos a Tulsa, recebi minha chave e percebi que tudo o que eu precisava fazer para chegar ao ouro era vencer 3 lutas (felizmente consegui uma folga). Infelizmente para mim, meu lado da chave tinha o oponente mais difícil. Eu tive que lutar com as garotas mais difíceis primeiro. Eu entrei pensando, se eu perder, terei uma batalha difícil para empatar, o que eu me recusei a fazer.

Eu pisei no tatame, uma luta de cada vez, quase perdendo minhas duas primeiras lutas nas primeiras rodadas. Mas eu voltei mais forte na segunda rodada e lutei muito para vencer as duas lutas (a segunda foi contra a garota número 1 dos EUA). As emoções que passaram pela minha mente depois dessa vitória são impossíveis de explicar. Foi tão gratificante quando percebi que venci essa batalha difícil e ser recompensada pelo meu trabalho duro. Agora eu tenho que lutar pelo ouro, mesmo sabendo que a parte mais difícil desta competição já tinha passado.

Depois que venci a luta, eu sabia que venceria tudo. Minha final foi na verdade minha luta mais fácil, que venci por pontos.

Agora que venci este primeiro torneio, minha nova meta é ganhar a Triple Crown, o que significa que tenho que comparecer ao próximo Tulsa Nationals em janeiro e ao Reno Worlds em abril.

WhatsApp Image 2024 12 07 at 17.14.08 VF Comunica Sienna Ocean relembra momentos memoráveis de 2024
Sienna Ocean tem agora um título nacional de wrestling. Ela ficou em primeiro lugar no World of Wrestling Tulsa Nationals Kickoff. Imagem: @wrestlingchix

VF COMUNICA: Nesta temporada, você já se viu em uma situação difícil durante uma luta? Como você se ajustou para virar o jogo?

SIENNA OCEAN: Eu me vi em muitas situações difíceis nesta temporada. Na minha última competição eu estava perdendo por 7 pontos na minha primeira luta. Não era nem um pouco como eu queria que a competição começasse, com eu quase sendo imobilizada no primeiro round.

Eu me recusei a aceitar esse resultado, então voltei no segundo round e ataquei forte, dominei as costas da minha oponente e a imobilizei.

Nos meus primeiros dias na competição, quando minha oponente marcava um ponto, eu desistia e parava de lutar, mas agora eu sei que você pode se recuperar de qualquer revés se quiser. Agora eu vou lutar até o último segundo.

VF COMUNICA: Quão importante foi o apoio dos seus pais na sua jornada? Como é saber que eles estão sempre lá torcendo por você?

SIENNA OCEAN: O apoio dos meus pais tem sido muito importante para mim durante toda a minha jornada. Eles estão sempre lá para garantir que eu tenha todas as ferramentas de que preciso para crescer nos meus esportes.

Sei que eles se sacrificam muito me levando para todos os meus treinos, prepararando meu calendário de torneios para ambos os esportes, garantindo que eu me alimente corretamente, descanse o suficiente, tenha a recuperação correta e viaje para os torneios.

Eles sempre garantem que eu saiba que eles são o meu suporte, não importa o que aconteça, ganhe ou perca. É incrível saber que sempre há alguém torcendo por mim, seja no tatame ou na escola.

Meus pais sempre me incentivam a usar o melhor das minhas habilidades na escola também. Tenho muito orgulho. Fui selecionada para fazer parte do programa ASB (Student Body) na escola, para ser colocada na matemática aprimorada e para frequentar o Francês 3 como aluna do 7º ano, com meus colegas de classe todos no ensino médio. Sou grata pelo meu sistema de apoio e espero que outros possam apreciar seus sistemas de apoio e o quão valiosos eles são ao longo de nossas vidas. Nenhum atleta alcança o sucesso sozinho e espero ser um recurso para os outros.

VF COMUNICA: Qual foi seu momento favorito este ano, não apenas nos tatames, mas compartilhando com sua família?

SIENNA OCEAN: Minha atividade favorita é viajar. Este ano, viajei muito para competir (Flórida, Las Vegas algumas vezes, Tulsa…), mas este ano também pude ir ao Japão. Sempre quis ir ao Japão e pude ir lá com alguns dos meus amigos e suas famílias. Visitamos Tóquio, fomos à Disney Sea, comemos comida japonesa autêntica e criamos memórias juntos.

Também fui a Okinawa com meus pais. Sempre quis visitar aquela ilha desde que assisti Karatê Kid. Mergulhei pela primeira vez e foi uma experiência incrível. Embora eu goste de poder viajar para competir, também é divertido poder viajar e viver outras experiências além das esportivas. Mas visitei e treinei na academia de Jiu-Jitsu Carpe Diem em Tóquio e Okinawa, o que também foi uma experiência legal.

O que quer que eu faça, desde treinamento, estudo, etc., faço questão de fazer com orgulho e sempre dou 100%. Considero viajar como uma das minhas recompensas pelo meu trabalho duro, que tenho a sorte de poder fazer. Tive o privilégio de viajar pelo mundo todo com meus pais e sei que é porque eles têm orgulho das minhas realizações. Nossas viagens são ótimos momentos para criar memórias familiares inesquecíveis.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Dana White

Dana White: anúncio de evento do UFC no Brasil em 2025

jansen gomes cinturao VF Comunica Jansen Gomes comemora título do BJJ Stars e projeta duelo contra Mica Galvão: "quero ser campeão duplo"

Jansen Gomes comemora título do BJJ Stars e projeta duelo contra Mica Galvão: “quero ser campeão duplo”