
As equipes mais bem-sucedidas do mundo se preocupam em formar um time sólido desde a base. Essa é uma das prioridades da AOJ, dos irmãos Mendes, que revelam nos principais campeonatos talentos kids que projetam uma carreira duradoura de atleta. Esse é o caso de Samurai Marat, faixa-amarela de Jiu-Jitsu com talento e disposição para perdurar como destaque.
O primeiro passo rumo a uma temporada repleta de conquistas já foi dado. Samurai Marat lutou em janeiro no ADCC Open, em San Diego, e mostrou destreza no grappling. O ouro veio depois de uma performance consciente, que rendeu duas vitórias na competição.
No final da temporada de 2024, Marat lutou o Europeu Kids, em Lisboa, e a experiência foi a melhor possível. Entre os momentos mais memoráveis do ano passado, o competidor cita o ouro desta competição da IBJJF como uma confirmação da sua capacidade de vencer.
“Ganhar o Europeu Kids em Portugal foi inesquecível. Foi incrível lutar contra o número 1 do ranking, um garoto da Ucrânia, e garantir a vitória por apenas uma vantagem. Isso me mostrou o quão longe cheguei e o que mais eu posso alcançar.”, disse Marat.
Jogo de Samurai Marat ficou mais técnico sob a orientação dos professores da AOJ
Pelo bom desempenho ao longo do tempo, desde que passou a dedicar mais do seu tempo ao Jiu-Jitsu, Samurai Marat foi graduado à faixa-amarela por Tainan Dalpra, um dos maiores ídolos da AOJ, faixa-preta condecorado do alto rendimento.
Desde que passou a ser pupilo de Tainan, e dos irmãos Mendes, Marat percebeu uma melhora significativa no seu jogo, que passou a ser mais versátil e criativo.
“Meu entendimento técnico de Jiu-Jitsu cresceu muito. Eu trabalhei duro nas minhas transições, no controle e nas estratégias. Treinar com o professor Tainan e com o time da AOJ me ensinou a ser mais detalhista e disciplinado. Eu também faço aulas particulares com o sensei Rafa (Mendes) toda semana.”, explicou.
Na virada de 2024 para 2025, durante as festividades, Samurai Marat reservou esse tempo para descansar e passar um tempo com a família. Recarregar as energias em Aspen, esquiando, para reajustar o foco nos próximos objetivos. “Meu objetivo é competir contra as melhores crianças da minha divisão e dar o meu melhor em cada luta.”, afirmou.