Em um vídeo publicado no canal do YouTube do lendário Rickson Gracie, o grão-mestre de Jiu-Jitsu revelou contra quem aconteceu o seu mais intenso treino da modalidade e, surpreendentemente, não envolve um nome conhecido do esporte. Na verdade, Rickson citou o nome de uma personalidade da luta que nem tem relação com o Jiu-Jitsu.
No vídeo que rendeu a confissão de Rickson, um aluno teve a oportunidade de perguntar ao ídolo: “Qual foi o cara mais duro que você teve a oportunidade de treinar?”. Na resposta, o ex-lutador de Vale Tudo citou Mark Schultz, campeão olímpico de Wrestling dono de recordes e veterano do UFC.
“Eu já treinei com um monte de caras, você sabe. Um monte de caras duros. Se eu tivesse que escolher um assim de cara, porque não estou falando de habilidades de Jiu-Jitsu, mas de um cara duro que eu, desde o início, senti como se estivesse lidando com um pesadelo. O nome dele é Mark Schultz, um wrestler olímpico com o qual tive a experiência de treinar. Foi um encontro bem legal. Ele é realmente um cara muito duro. Mesmo conseguindo aplicar alguns movimentos de Jiu-Jitsu nele, senti que minha vida estava por um fio. Então, eu tenho muito respeito por ele. Ele nem sabia Jiu-Jitsu e a gente treinou. Foi um treino bem difícil, mas o Jiu-Jitsu prevaleceu.”, contou Rickson.
O treino entre Rickson Gracie e Mark Schultz aconteceu em 1993, durante uma visita do hoje faixa-vermelha de Jiu-Jitsu na Brigham Young University, em Utah, nos Estados Unidos, durante uma visita do brasileiro no centro de treinamento do local, liderado por Mark Schultz, na função de treinador.