em

Quem é Mikey Musumeci, o campeão de Jiu-Jitsu que encantou o UFC?

Estrela do Jiu-Jitsu, Mikey Musumeci chega como lenda do esporte no UFC e encanta Dana White

Compartilhe!
Mikey Musumeci já venceu alguns grandalhões em torneios de Jiu-Jitsu. Foto: VF Comunica
Mikey Musumeci já venceu alguns grandalhões em torneios de Jiu-Jitsu. Foto: VF Comunica

Mikey Musumeci, 28 anos, é um dos nomes mais reverenciados no Jiu-Jitsu mundial, conhecido por seu estilo técnico e domínio nos maiores níveis de competição. Com apenas 28 anos, o norte-americano conquistou um lugar na prateleira entre os maiores atletas da modalidade, somando sete quatro títulos no Mundial, além de duas medalhas de ouro no Europeu, e uma de ouro no Pan-Americano, todos com selo da IBJJF, e um World Pro, conqusitado em Abu Dhabi.

Musumeci começou no Jiu-Jitsu aos 4 anos e, desde cedo, demonstrou talento excepcional, sob a orientação de Fernando “Cabeça” na Academia de Artes Marciais de Fatijo. O atleta treinou com “Cabeça” até os 10 anos, quando sua família se mudou para Wellington, na Flórida. Ele recebeu a faixa-preta aos 18 anos, pelas mãos do professor Gilbert Burns e Jonatas Gurgel. Vale resssaltar que durante um tempo na faixa-roxa e marrom, Mikey treinou também como os professores Rafael e Guilherme Mendes.

Tetracampeão mundial na IBJJF e vitórias sobre lendas

O atleta se tornou um dos mais novos atletas a conquistarem a faixa-preta, o que evidenciou seu potencial no esporte. Com um estilo baseado na precisão, controle e trabalho de guarda detalhado, ele alcançou o alto nível bem rápido, desbacando atletas de renome como João Miyao, Bruno Malfacine, e Ary Faris, por exemplo, todos em eliminatórias ou finais de Mundial da IBJJF.

Como atleta de kimono, Mikey foi campeão Pan-Americano da IBJJF (2016), no Europeu da IBJJF (2017 e 2020), no Nacional Americano da IBJJF (2015 e 2016), e no Mundial da IBJJF (2017, 2018, 2019, 2021). Além disso, foi vencedor do AJP Abu Dhabi World Pro em 2017 e do AJP Grand Slam em Los Angeles, em 2016.

Mikey Musumeci em duelo contra Diego Pato de kimono, no Europeu 2020. Foto: VF Comunica
Mikey Musumeci em duelo contra Diego Pato de kimono, no Europeu 2020. Foto: VF Comunica

No Mundial em 2019, Musumeci protagonizou uma campanha memorável ao derrotar o renomado Bruno Malfacine na semifinal do expressivo torneio da IBJJF. Na final, enfrentou Rodnei Barbosa, que chegava à decisão pelo segundo ano consecutivo, buscando redenção após ser derrotado por Malfacine no ano anterior. No entanto, Musumeci não deu chances ao adversário, finalizando a luta de forma rápida e decisiva com uma precisa chave de pé reta, conquistando mais um título mundial.

Chegada como estrela e dominância no One


Mikey chegou com status de estrela do grapppling no One, maior organização de artes marciais da Ásia, que abriu as portas para o Jiu-Jitsu. Em abril de 2022, o faixa-preta fez sua estreia na organização e conquistou o cinturão inaugural de grappling na divisão peso-galo, após vencer o brasileiro . Ao todo, Mikey fez sete lutas e conquistou sete vitórias, sendo quatro defesas de títulos, contra Gantumur Bayanduuren, Osamah Almarwai, Shinya Aoki e Jarred Brooks.

Esse ano a luta entre Gabriel Sousa e Mikey Musumeci seguiu as regras de grappling do ONE, com um único round de 10 minutos. Sousa, que em 2021 foi o último a derrotar o tetracampeão mundial de Jiu-Jitsu por finalização, chegou confiante para o confronto. No entanto, desta vez, Musumeci demonstrou superioridade ao controlar a luta e finalizar Sousa de forma impressionante em apenas 3 minutos e 7 segundos com uma chave de panturrilha.

Outro embate dele no One seria contra Bebeto Oliveira, mas foi cancelado após Mikey não alcançar o peso. Isso gerou muitos comentários questionando se seria esse o motivo da saída dele do ONE, porém, segundo o lutador, foi por conta da vontade em ficar mais próximo da família. Apesar da temporada com poucas lutas, Musumeci se despede do ONE com 100% de aproveitamento (7 – 0), com direito a um cinturão no peso mosca, que já defendeu três vezes.

Polêmicas e Conexão com o Brasil

Apesar de ser norte-americano, Musumeci tem uma forte conexão com o Brasil, não apenas por dominar o português, mas também por sua profunda admiração pelo legado do Jiu-Jitsu brasileiro. Ele frequentemente expressa gratidão pela influência da cultura e dos treinadores brasileiros em sua carreira.

Embora tenha nascido em New Jersey, Estados Unidos, Musumeci já afirmou ter “alma brasileira” e até aprendeu português, fruto de sua profunda conexão com a cultura brasileira. No entanto, em setembro, após luta com Gabriel, o atleta comentou sobre ressentimentos envolvendo o brasileiro Diogo Reis, o “Baby Shark”, atual bicampeão do ADCC. Segundo Musumeci, ele se sentiu ignorado desde outubro do ano anterior e chegou a propor uma luta sem teste antidoping, proposta que foi recusada. Após a polêmica, Musumeci fez questão de se retratar publicamente, pedindo desculpas e esclarecendo a situação.

“Queria pedir desculpa a todos os brasileiros. Depois das minhas questões com o João Gabriel e o Baby Shark, muita gente viu só um lado, o deles. Mas acho que isso foi culpa minha, porque eu falo português e poderia ter esclarecido ao público. Não tenho nada de ruim para falar sobre eles, é que na época das lutas eu estava bem frustrado, mas já consegui conversar com eles pessoalmente e resolvemos.”, disse o craque em papo com VF Comunica.

Musumeci quer finalizar Felipe Machado no UFC
Musumeci quer finalizar Felipe Machado no UFC

Chegada ao UFC com status de lenda do Jiu-Jitsu

Em novembro, o UFC anunciou o primeiro contrato de exclusivade com um atleta de Jiu-Jitsu da história da organização. Trata-se do acordo com o campeão mundial Mikey Musumeci, que vai ser a estrela principal do UFC Fight Pass Invitational 9, no próximo dia 5 de dezembro, em Las Vegas, quando vai enfrentar Felipe Machado na luta principal.

“Durante o último ano, tenho trabalhado no desenvolvimento do melhor programa de Jiu-Jitsu brasileiro do mundo. Estou animado em anunciar que assinamos com Mikey Musumeci o primeiro contrato promocional exclusivo de BJJ na história da companhia”, anunciou Dana, em seu perfil no instagram.

“Caso você não saiba, Mikey é considerado por muitos como o melhor atleta de BJJ do mundo. Ele é múltiplo campeão mundial e está invicto nos últimos oito anos na categoria até 135 libras.”, completou.

Com Musumeci firmando este contrato histórico com o UFC para lutas de grappling, o careca ainda disse que outros contratos exclusivos com estrelas do BJJ serão anunciados em breve.

Texto por Helena Grilo.

Compartilhe!

Renato Canuto comenta boa fase e valorização pelo UFC Fight Pass: “É o evento que mais me favorece”

Jon Jones ameaça medida radical em próxima conversa com o UFC