
Pedro Alex ‘Bombom’ testou positivo para doping segundo comunicado postado pela USADA no site oficial da agência norte-americana. Pedro, que foi segundo colocado no Campeonato Mundial da IBJJF na temporada, foi testado por ocasião da competição que aconteceu na Califórnia, em junho.
De acordo com o comunicado divulgado pela USADA, Pedro Alex aceitou a sanção de um ano de suspensão das competições de Jiu-Jitsu sob a regulação do órgão antidopagem. O faixa-preta já está passando pelo período de um ano de punição, que começou a partir do dia 12 de julho. Todos os títulos e pontos obtidos em competições sancionadas pela IBJJF a partir do dia 2 de junho, data da coleta de material para o exame, incluindo a prata no Mundial, serão anulados.
A amostra coletada de Pimenta detectou a presença de Clomifeno e seus metabólitos. Pelo protocolo da USADA, a substância, da classe dos moduladores hormonais, está na lista de proibições.
De acordo com a USADA, Pedro deveria solicitar à USADA uma autorização para uso de medicamento
Na investigação do caso, a USADA chegou à conclusão de que o teste foi positivado por conta do uso de um medicamento com prescrição médica. Embora a medicação tenha sido realmente receitada para fins terapêuticos, a USADA obriga, neste caso, que os atletas obtenham uma autorização para que possam fazer uso contínuo do remédio.
A solicitação, que deveria ter sido feita com antecedência, não aconteceu e por esse motivo Pedro Alex foi enquadrado no exame, conforme anunciado pela agência.