
O Mundial No Gi de Jiu-Jitsu, realizado em Las Vegas entre os dias 12 e 14 deste mês, já está consagrando o talento brasileiro nos tatames. Na faixa-marrom, as atletas do Brasil brilharam com performances impecáveis, garantindo três medalhas de ouro até o momento. Beatriz Gutierrez, no peso pluma, Sarah Galvão, peso-leve e Maria Joia da Silva, no peso-pesadíssima. Além delas, outra que também teve destaque foi a Natasha Druggan, no absoluto, que venceu a final com estrangulamento na adversária Aghata Fernandes.
No absoluto, Natasha Nikole Druggan, da LEAD BJJ, foi a grande campeã, destacando sua habilidade em um estrangulamento na final contra Aghata Adriane Rabelo Fernandes, que levou a prata. O bronze foi dividido entre Marcina Aleksey Sarmiento e Martyna Kapuscinska, que mostraram resiliência e técnica para alcançar o pódio.
Entre as atletas da categoria pluma, a brasileira Beatriz Gutierrez Campos, da Caio Terra Association, destacou-se ao conquistar o título. Com dois títulos no Pan, dois no Campeonato Europeu e cinco no Nacional, era difícil imaginar outra pessoa no topo do pódio. A sua conterrânea Carolina Vianna, da AOJ, garantiu a prata, enquanto Lauren Hanako (AOJ) e Olivia Alicia Ukmar (FJJ Oceania) dividiram o bronze.
Enquanto isso no peso-leve, a bandeira verde-amarela brilhou mais uma vez, já que Sarah Galvão, da Atos Jiu-Jitsu, conquistou o ouro. Zara Di Tofano, da ECJJA, ficou com a prata, Elizabeth Nicole Genge, da Stealth BJJ, e Natasha Nikole Druggan, da LEAD BJJ, garantiram o bronze, com Natasha também apostando no absoluto.
Entre as pesadíssimas, o Brasil também recebeu destaque. Já que Maria Joia da Silva, da Pirâmide Grappling Association, foi a grande vencedora. Marcina Aleksey Sarmiento, da Atos Jiu-Jitsu, garantiu a prata, enquanto Laura Grace Kent, da 10th Planet Jiu Jitsu, e Nicole Secundino R. de Oliveira, da Lotus Club USA, levaram o último lugar do pódio.
No peso-médio quem levou o título foi Lillian Jane Marchand, da Atos Jiu-Jitsu. Peyton Leigh Letcher, representando a Atos JJ International, levou a prata. O bronze foi dividido entre Mainz Richardson Grau, da Legacy, e Martyna Kapuscinska, da ZR Team Association. Entre os meio-pesados, Aghata Adriane Rabelo Fernandes, da CheckMat, foi a campeã. Katrina Luise Schmale, da SBG International, ficou com a prata, enquanto Gabriela de Miranda Barroso, da Double Five, e Nora Naomi Schultz, também da CheckMat, ficaram ambas em terceiro lugar.
A disputa no pluma-leve foi entre duas irmãs. Mia Funegra, da equipe AOJ, garantiu o ouro, após a final contra sua irmã, Ashlee Funegra, que levou a medalha de prata. Bethanii Elsa-Lee Baron-Heeris, representando a equipe Draig, e Izabella Frezzo, da Cicero Costha Internacional, levaram o bronze para casa. Já no peso-pesado, Greta Notaro, da Alliance, garantiu o primeiro lugar no pódio. Sharlene M. Cairns, da Homa BJJ, ficou em segundo. Rebecca Meghan Faris, da Renzo Gracie Academy, e Teara Rachelle Lewis, do Triton Fight Center, completaram o pódio com o bronze.