As disputas do absoluto do Campeonato Mundial da IBJJF, torneio que começou ontem e termina no domingo, na Califórnia, prometem grandes emoções aos fãs de Jiu-Jitsu. Jansen Gomes, atual campeão mundial peso médio, está com presença garantida nos confrontos do peso aberto conforme relatou Rico Vieira, professor de Jansen, com exclusividade ao BJJ Cria.
Com a subida de categoria do faixa-preta da Checkmat, do médio para o meio-pesado, a oportunidade que Tainan Dalpra tinha de se redimir, buscando uma vitória na revanche com o atual campeão da categoria, se tornou inviável na classe de peso, já que Tainan volta ao Mundial deste ano inscrito no médio.
Segundo Jansen, o meio-pesado sempre foi a sua categoria ideal
Ambos conversaram com o VF Comunica a poucos dias do início da competição em Long Beach, na Califórnia. Jansen disse que, com o aval dos mestres, pulou para o meio-pesado por ser a divisão com a qual ele se sente mais confortável. “Eles falaram para eu lutar na categoria que eu me sentisse bem. Ano passado já foi o maior sacrifício, vou subir, vou lutar na minha categoria que é o meio-pesado. (…) Agora eu subo, quem eu ganhei no médio, que corra atrás.”, disse Jansen na entrevista.
O faixa-preta da AOJ, Tainan Dalpra, bicampeão mundial de Jiu-Jitsu competindo no peso médio, disse ao VF Comunica que esses últimos doze meses foram dedicados a dois verbos – aprimorar e amadurecer. Tainan afirmou estar pronto para mostrar uma versão melhorada, e a robustez dele, mais atlético, faz parte do processo. “Eu consegui fazer um aumento de peso e de carga durante a preparação física. Cheguei aos 87, 88 kg. Isso me fez treinar melhor. Durante minhas últimas performances nas competições, melhorou muitas outras áreas que antes eu não praticava tanto.”, ressaltou Tainan.
Tainan cogita lutar absoluto no Mundial 2024
Com a confirmação de Jansen no absoluto, surge um questionamento: será que esse ano veremos Tainan Dalpra se desafiando além do peso médio? Quando questionado sobre essa possibilidade, Tainan disse que a probabilidade é grande e que a equipe vem motivando ele nesse sentido.
“É uma conversa que estou tendo bastante com o meu professor Guilherme. Existe sim a possibilidade. É algo que estou pensando realmente em fazer e muitas pessoas ao meu redor estão me motivando.”, afirmou Tainan. Segundo ele, a entrada de Gutemberg Pereira na AOJ foi um dos fatores que o influenciaram a pensar na estreia no peso aberto. “Ele sendo o meu parceiro de treino tem me ajudado a me visualizar no absoluto.”.