
Mikey Musumeci não é mais dono do cinturão peso mosca do ONE Championship. Ontem, dia 5, na pesagem para a edição 168 do evento, o até então campeão Musumeci não bateu o peso exigido pela divisão e, por conta disso, perdeu o título. O seu adversário seria Bebeto Oliveira, que substituiu, de última hora, Kade Ruotolo, que deixou o confronto alegando lesões depois que venceu o Craig Jones Invitational, no mês passado.
Para entender melhor o contexto dessa falha de Mikey na aferição do peso, é importante destacar que o atleta estava se preparando para lutar no peso leve contra Kade, que é o atual campeão de grappling da organização nessa categoria. Com essa oportunidade, ousada para Mikey que teve que subir de divisão, ele teria a chance de fazer história com dois títulos no ONE, do peso galo e, consequentemente, do leve.
Bebeto Oliveira substituiu Kade Ruotolo às vésperas do confronto
No decorrer dos acontecimentos, totalmente imprevistos, Bebeto Oliveira foi anunciado como o novo oponente de Mikey na quarta, dia 4. A luta seria válida pelo peso mosca, a principal da edição 168, com o cinturão de Musumeci em jogo. Bebeto vive uma excelente temporada como atleta. Em 2024, ele conquistou o feito, até então inédito, de vencer o Mundial adulto e de master no mesmo ano, na faixa-preta. A estreia no ONE em uma luta valendo cinturão seria uma excelente oportunidade de se colocar ainda mais em evidência.
Decisão do ONE de tirar o cinturão de Mikey gerou repercussão negativa nas redes
Nas redes sociais, a repercussão da perda do cinturão de Mikey Musumeci foi grande e bem negativa por conta da conduta da organização. A decisão foi apontada como injusta, como observou Xande Ribeiro, já que Mikey estava se preparando por meses para lutar em uma divisão mais pesada. Quando Bebeto foi anunciado como substituto do confronto, pelo título mundial dos moscas, Musumeci teve muito pouco tempo para cortar peso.
“Não é muito justo isso aí. Vai e perde 10 kg, beleza perde o cinturão também. O ONE está colocando o ‘Buchecha’ na geladeira e agora faz isso.”, disse Xande Ribeiro.
Fabricio Andrey também se manifestou depois do anúncio de que Mikey Musumeci não era mais o campeão. “Acho que estava se preparando para uma luta em um peso maior, quando trocaram, não tinha mais tempo de bater o peso, uma pena, seria um lutão com o Bebeto.”, disse o faixa-preta.