em

Marcio de Deus fala sobre Jiu-Jitsu antes do Europeu 2023: “O esporte vive o melhor momento!”

MD e sua aluna Gabi Pessanha

O professor Marcio De Deus tem a missão de mudar a vida de seus alunos através do Jiu-Jitsu na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro. É com motivação, exemplos de sucesso oriundos da sua própria escola que ele consegue encaminhar jovens e adolescentes para ter experiências de vida ao redor do mundo.

Na próxima semana, Marcio embarca com cerca seis alunos, sendo dois faixas-pretas, um faixa-azul, três faixas-marrons para Paris, na França, palco da próxima edição do Campeonato Europeu da IBJJF.

“O time chega muito bem treinado, a gente abriu mão das férias no fim do ano e fizemos um ótimo camp de treinamento. Todos os atletas estão com mente forte, mente muito boa e nós chegaremos confiantes. Fizemos um ótimo trabalho pré-competição. Tudo mundo tem chances reais de estarem no pódio. Além da competição, quero que eles aproveitem a experiência de estarem fora do país, conheçam outra cultura e evoluam cada vez mais como pessoa e profissionais”, comenta Marcio.

Marcio também aproveita para analisar o momento que Gabi Pessanha, maior estrela do esporte feminino da atualidade, vive no momento. Gabi é atual bicampeã mundial peso e absoluto da IBJJF.

“Na minha visão, ela é uma atleta em ascensão. Gabi ainda está crescendo, ela tem diversas coisas para aprender, têm habilidades para desenvolver, ela tem apenas 22 anos. Gabi tem muita vontade, muita constância. Nosso planejamento está bem feito, temos muitos desafios, com certeza grandes coisas estão por vir”, comenta o popular MD.

Estudioso do Jiu-Jitsu, Marcio comenta como enxerga o atual momento do esporte em termos profissionais.

“Hoje, o Jiu-Jitsu entra na linha profissional. São grandes eventos e com premiações em dinheiro. Hoje é possível um faixas-pretas com bons resultados viver do esporte, hoje é possível professores viverem do esporte. Eu, por exemplo, vivo do esporte. O momento atual do Jiu-Jitsu é muito bom, é o melhor momento do Jiu-Jitsu, embora eu perceba que a gente tem muito a crescer. Eu vejo o trabalho das entidades em prol do crescimento do esporte, as academias evoluíram bastante com o Jiu-Jitsu online e mídias sociais. Ainda temos que falar sobre os projetos sociais das comunidades, que seguem revelando talentos. Eu acredito que o Jiu-Jitsu vai ser um dos esportes mais praticados no mundo inteiro”, projeta Marcio.

Avatar photo

Escrito por Vitor Freitas

Jornalista, Vitor Freitas atua diretamente na produção de conteúdo para o Jiu-Jitsu de todas as formas há 13 anos.

Bibiano Fernandes analisa Jiu-Jitsu no One e fala de Mikey Musumeci

Campeão Pan-Americano Sem Kimono, Pedro Rocha fala sobre evolução do grappling: “É realidade hoje!”