Na reta final de 2024, a divulgação do nome de novos lutadores para o plantel de grappling do ONE FC aqueceu as expectativas dos fãs de Jiu-Jitsu. Marcelo Garcia, lenda do Jiu-Jitsu que já estava aposentado, foi anunciado como nova aquisição da organização asiática de artes marciais. O ONE Championship é um torneio que conta com uma proposta interessante de mesclagem de lutas em um mesmo card, com confrontos de MMA, Muay Thai, Kickboxing e, principalmente, grappling.
Marcelo Garcia é dono de uma trajetória que está fincada na história do esporte. Tendo conquistado a reputação de um dos melhores grapplers de todos os tempos, Marcelinho Garcia alcançou a glória máxima nas principais competições de Jiu-Jitsu. Em 2023, Marcelo Garcia venceu uma batalha mais exigente. Diagnosticado com um câncer no estômago, o atleta anunciou a doença, deu início ao tratamento e superou com coragem essa adversidade.
Retorno de Marcelo Garcia vai atrair todos os holofotes para o cage do ONE
Pela IBJJF, lutando de kimono, o faixa-preta foi pentacampeão mundial. No ADCC, maior torneio de submission do mundo, o atleta nascido em Minas Gerais acumulou simplesmente quatro títulos mundiais. O retorno de Marcelo Garcia, após mais de uma década de inatividade, tem apelo para ser um evento por si só no cenário competitivo. Estratégia excepcional de Leo Vieira e Tom DeBlass, vice-presidentes de grappling da companhia. A título de curiosidade, Leo Vieira foi o último adversário de Garcia antes da aposentadoria. Eles lutaram no ADCC de 2011 e Marcelo ficou com a vitória via triângulo. As informações são do site BJJ Heroes.
O anúncio de Marcelo Garcia no ONE não foi uma novidade isolada. Fabricio Andrey, faixa-preta da nova geração que vem despontando lutando sem pano, foi também inserido entre as novas contratações da organização. Antes dele, Cole Abate, prodígio da AOJ, também ingressou. O pupilo dos irmãos Mendes já tem até luta marcada. No dia 6 de dezembro ele vai enfrentar Shinya Aoki, ex-campeão peso leve do ONE.
Campeão mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF em 2021, Fabricio Andrey passou a dedicar mais tempo à luta agarrada sem kimono. Este ano, venceu a seletiva do ADCC no Brasil e participou do evento principal, em Vegas. No AIGA, competição de grappling que utiliza um formato de disputas por times, Fabricio Andrey, conhecido como ‘Hokage’, foi uma figura importante.