em

Tricampeão do Sul-Brasileiro, Luciano Bernert é movido pelo lema de que “o exemplo arrasta”

Faixa-preta foi campeão peso e absoluto no Sul-Brasileiro da CBJJ, Start Doing ficou em 4º no ranking geral

Luciano Bernert liderou a StartDoing Project com maestria no Sul-Americano da CBJJ. Foto: arquivo pessoal
Luciano Bernert liderou a StartDoing Project com maestria no Sul-Americano da CBJJ. Foto: arquivo pessoal

Desempenhando um papel excelente de exemplo para os atletas do projeto Start Doing, Luciano Bernert fez do Campeonato Sul-Brasileiro da CBJJ, disputado no início do mês em Santa Catarina, um teste para avaliar a independência do projeto, além de reconhecer a boa oportunidade de conquistar mais medalhas para a coleção. Campeão peso e absoluto do torneio, Luciano conseguiu um feito louvável em nome da Start Doing, foram 22 inscritos sob a sua responsabilidade e dez medalhas de ouro, número suficiente para alçar a equipe ao quarto lugar no ranking geral. 

“Eu avalio o desempenho da Start Doing no Campeonato Sul-Brasileiro como muito bom. Nós tínhamos apenas vinte e dois inscritos, um número curto de competidores, e conquistamos o quarto lugar no ranking geral de equipes do campeonato. Esse resultado mostra que mesmo sem uma grande quantidade de competidores, entregamos um Jiu-Jitsu de qualidade com resultados concretos.”, avalia.

Luciano faturou o título no peso e no absoluto. Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista à equipe do VF Comunica após o trabalho em conjunto do time no Sul-Brasileiro, Bernert asseverou a importância da consciência de equipe, compactuando com os mesmos objetivos e sonhos. Essa é uma qualidade que caminha de mãos dadas com a evolução técnica dos atletas.

“Além da questão técnica, na equipe Start Doing construímos uma grande família. Durante o campeonato, nossa torcida foi barulhenta. Temos uma comunidade de alunos que se importam com o próximo e estão sempre prontos para se apoiar, não apenas nos momentos de competição, mas também em cada etapa do processo de aprendizado e crescimento. Nossa equipe acredita que crescer em conjunto nos gera maiores resultados e isso com certeza é um dos pilares para tantos resultados positivos.”, ressalta.

Faixa-preta destaca vantagem do seu jogo na competição

Luciano Bernert é o tipo de especialista que passa adiante os seus métodos e mostra a eficácia deles no campo de batalha. Isso aconteceu no Sul Brasileiro, com demonstrações de uma guilhotina eficaz, técnica fundamental para o levar ao lugar mais alto do pódio.   

“Pela terceira vez sou campeão Sul Brasileiro, peso e absoluto, o que me deixa extremamente feliz por estar na minha região. No quesito técnico, finalizei boa parte das lutas com a guilhotina. Todos os segredos e técnicas que apliquei estão disponíveis no site da BJJ Protech. Além da parte técnica, acredito que a minha inteligência emocional desempenha um papel crucial nas competições. Saber como agir e pensar sob pressão é uma grande vantagem no meu jogo.”, analisa, dando a devida importância a cada aspecto do seu estilo de luta.

Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

Gabriel Sousa nota evolução no wrestling e diz que vai ser “diferente” no próximo ADCC

Samir Chantre analisa Jiu-Jitsu profissional e cenário competitivo: “O futuro é agora”