em

Lucas Pinheiro reflete sobre gestão de carreira e fala sobre importância do networking

Agora professor nos Estados Unidos, Lucas se descreve hoje como um estudioso do Jiu-Jitsu

Compartilhe!
Lucas Pinheiro, depois da fase bem-sucedida como atleta, resolveu fazer bom uso de todos os ensinamentos que o Jiu-Jitsu proporcionou.
Lucas Pinheiro, depois da fase bem-sucedida como atleta, resolveu fazer bom uso de todos os ensinamentos que o Jiu-Jitsu proporcionou. Foto: Arquivo Pessoal

Em outubro, Lucas Pinheiro, Bibiano Fernandes e Demetrious Johnson se juntaram na Flash Academy, no Canadá, para um seminário na academia comandada por Bibiano. Desde o título mundial conquistado na IBJJF, Lucas Pinheiro é um faixa-preta requisitado nesse tipo de evento, uma recompensa que a medalha de ouro lhe trouxe e que ele sabe aproveitar muito bem. 

“Dar seminários é uma das coisas mais maravilhosas que o Jiu-Jitsu pode proporcionar. As pessoas vão porque gostam do seu Jiu-Jitsu, querem conhecer você, são fãs do atleta. É legal poder compartilhar essa energia com eles, como professor e como pessoa. A carga horária de treinos, de competição, toda essa experiência de dar aulas para pessoas diferentes, conhecer pessoas, é tudo muito legal.”, comentou Lucas.

Essa foi a segunda vez que Lucas visitou a academia de Bibiano para um evento desse porte. Como um bom amigo, um dos vínculos que o Jiu-Jitsu proporcionou, Lucas participou da inauguração da escola de Bibiano e agora retornou para testemunhar com alegria o tatame lotado. 

“Agora, da segunda vez, foi ainda melhor. Poder ver o Jiu-Jitsu crescendo, ajudando pessoas. Foi uma experiência muito boa, poder compartilhar o meu conhecimento com eles, com os alunos do Bibiano. Foi um privilégio dividir o tatame com o Demetrious Johnson, a habilidade dele, a mentalidade, o estilo de técnica que ele faz. Foi um momento do Jiu-Jitsu bem marcante na minha vida.”, disse Lucas, hoje amigo do ex-atleta do UFC, um amante da Arte Suave.

Nas competições, Lucas aprendeu a estreitar conexões para que mais pessoas conhecessem sua jornada

Ter vivido a rotina de atleta, com o nível do foco no máximo, fez com que Lucas passasse um tempo mais isolado, sem poder estreitar relações nas competições. Afinal, nada pode tirar a concentração de um atleta que está competindo na elite. A fase do networking, que resultou em mais prosperidade, aconteceu depois que Lucas abraçou a função de professor, acompanhando os atletas na arena.  

“Quando eu estava competindo, eu não conseguia ter esse networking com as pessoas. Eu estava sempre focado, sempre pronto para a guerra querendo competir. Depois que eu deixei essa parte e passei mais tempo como professor, acompanhando os patrocinadores, os alunos, fui para a competição assistir às lutas, eu comecei a ter mais conexão com outros professores, conhecer mais pessoas para compartilhar a minha história de vida. Eu estou fazendo muito isso, indo para as competições, acompanhando os atletas para não ficar fora de ritmo, sempre antenado com os atletas em destaque, tantos os adultos quanto as crianças.”, explicou.

Apesar de hoje estar mais cercado de pessoas que vivem do Jiu-Jitsu, Lucas ressalta que o valor mais precioso que o esporte conferiu a ele foi a paz que ele encontrou consigo mesmo. De acordo com o campeão mundial, isso faz toda a diferença para atrair as pessoas certas.

“A lição mais valiosa que o Jiu-Jitsu trouxe foi fazer com que eu me encontrasse comigo mesmo. Se eu estou bem comigo, se estou em paz, trabalhando para o meu bem e conseguindo transmitir isso para as pessoas que me acompanham, essa é a melhor sensação do mundo.”, concluiu.

Compartilhe!
Avatar photo

Escrito por Emmanuela Oliveira

Emmanuela Oliveira é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e formada em Comunicação Social. Dentro do tatame, aprendeu que é possível conjugar Jiu-Jitsu, escrita e o gosto pelas artes visuais em um só pacote.

WhatsApp Image 2024 10 31 at 11.26.59 1 VF Comunica Caio Almeida vai em busca do ouro duplo no World Pro em Abu Dhabi, lutando nas divisões master e adulto

Caio Almeida vai em busca do ouro duplo no World Pro em Abu Dhabi, lutando nas divisões master e adulto

101921 Caio Borralho DWCS hero GettyImages 1347585477 1 VF Comunica UFC: brasileiro Caio Borralho afirma saber a estratégia para derrotar Khamzat Chimaev

UFC: brasileiro Caio Borralho afirma saber a estratégia para derrotar Khamzat Chimaev