Leonardo Mario está confirmado no Grand Slam Miami, que será disputado nos dias 16 e 17 de setembro, e confia em seu Jiu-Jitsu refinado para conquistar mais uma vitória na AJP. Leonardo está inscrito na categoria até 62kg, uma das mais disputadas do torneio.
O faixa-preta de 24 anos faz uma temporada sublime nos campeonatos da AJP. Ele é o líder do ranking profissional da Federação e foi campeão das etapas de Londres e Rio de Janeiro do Grand Slam. O foco principal do atleta formado por Cicero Costha está em vencer o World Pro.
Em entrevista ao VF Comunica, Leonardo Mario analisou o seu momento na AJP e destacou o seu diferencial em relação aos seus adversários.
VF COMUNICA: Como você analisa sua categoria no Grand Slam Miami, que tem atletas de alto nível, como o Hiago George e o Isaias Higino?
LEONARDO MARIO: Com certeza, vai ser irado competir no ADGS Miami pelo título da categoria até 62kg. É uma divisão que sempre conta com atletas de alto nível em ação, e marca o meu retorno aos tatames nos Estados Unidos.
Que fatores têm sido importantes para você estar embalado nas competições da AJP?
Meu foco nos objetivos é vencer ou vencer, a vida não dá outras opções, e é isso que eu faço. A AJP tem valorizado os atletas e a forma mínima de retribuir isso é entrar no tatame e dar um show nos eventos.
Como os títulos nos campeonatos da AJP foram importantes para o crescimento da sua carreira?
Fora do cenário da IBJJF nos Estados Unidos, o que me manteve como atleta profissional foram as competições da AJP, já que havia premiação em dinheiro nos campeonatos para os faixas coloridas. Então, eu consegui continuar e pude investir em mim. Essa foi a forma que encontrei para continuar fazendo o que amo em alto nível até que pudesse competir novamente nos Estados Unidos.
O que representa para você estar na liderança do ranking profissional da AJP?
Provo para mim que sou capaz de alcançar os feitos que almejo. Sempre fui sonhador e isso me mantém vivo, eu ganhei o ranking na faixa marrom, em 2021, e quero vencer na preta nesse ano. Além disso, pretendo ser campeão do World Pro. Com certeza, vou ficar marcado como uma das estrelas que já pisaram nos tatames da AJP.
Como você define o estilo do seu Jiu-Jitsu?
Meu Jiu-Jitsu é único. Assim como num show, você não pode piscar um segundo porque posso tirar uma finalização de onde não esperam. O show só acaba quando as cortinas se fecham.
Qual é a importância do professor Cicero Costha na sua formação dentro e fora dos tatames?
Foi ele quem me fez chegar onde estou e aonde vou chegar. Como disse outras vezes, ele é um visionário, gênio e tem uma mina de fazer campeões dentro e fora dos tatames. Muitos atletas que hoje são campeões mundiais, pisaram nos tatames da Cicero Costha. Muitos deles moraram lá, e o Cicero formou todos. Ele faz um trabalho de base muito forte, sabe como fazer leões prontos para a guerra.