
As escolas da rede municipal de Belo Horizonte estarão aptas a oferecer aulas de Jiu-Jitsu para os alunos por conta de um programa sancionado pela prefeitura. O “Programa Leandro Lo – Jiu-Jitsu nas Escolas” é um estímulo à educação através do esporte e uma homenagem ao faixa-preta, multicampeão de Jiu-Jitsu, que foi assassinado em 2022. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Município hoje, dia 1º de outubro.
‘Programa Leandro Lo’ será oferecido no contraturno escolar para não conflitar com a grade curricular
De acordo com informações divulgadas pelo site O Tempo, as aulas serão ofertadas no contraturno escolar e precisam ser ministradas por um profissional capacitado que será selecionado mediante comprovação. O professor, faixa-preta de Jiu-Jitsu, precisa estar devidamente registrado em uma federação regulamentadora do esporte.
O projeto de lei é de autoria do vereador Cesar Gordin, do Solidariedade. Antes de morrer, aos 33 anos, Leandro Lo entrou para a história do esporte como um fenômeno. Paulista, o faixa-preta foi oito vezes campeão mundial pela IBJJF. No dia 7 de agosto de 2022, Lo foi assassinado com um tiro na cabeça no Clube Sírio, em São Paulo. Até hoje o caso permanece sem resolução pela justiça brasileira.