Larissa Paes tem motivos de sobra para comemorar. Depois de ficar de molho por longos meses, por conta de uma lesão na perna, a faixa-preta já retornou aos treinos e pretende voltar a competir em breve nos Estados Unidos.
Hoje, residente nos Emirados Árabes, Larissa é parte principal no desenvolvimento do esporte e além disso é fonte real de motivação para seus alunos, alunas e amigos que convivem ao redor.
A pedido do VF Comunica, Larissa listou quatro lições para você não desanimar e aproveitar a jornada no Jiu-Jitsu.
AME O QUE VOCÊ FAZ
Nós temos o poder de escolha para decidir o que vamos fazer de nossas vidas e boa parte do nosso tempo vai ser trabalhando. Se você escolheu o Jiu-Jitsu, seja agradecido por viver e treinar todos os dias. O tempo em que passei lesionada me fez refletir sobre o amor. Temos que amar nosso trabalho, nossa vida e nosso tempo. Tudo fica mais leve quando você vive pelo que ama.
EVITE O EGO
A faixa-preta não é a linha de chegada no Jiu-Jitsu, é onde você precisa descartar seu ego para continuar evoluindo todos os dias. Escute, aprenda com os mais novos e pratique bastante. Estude fora do tatame, aprenda a curtir a jornada. A melhor qualidade do excelente atleta é saber ouvir.
TENHA RESILIÊNCIA
Uma pessoa resiliente tem a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. O Jiu-Jitsu nos ensina isso diariamente dentro do tatame e podemos carregar essa lição para nossas vidas. Ser resiliente me ajudou a superar meu processo mais doloroso.
UM TIME FAZ DIFERNÇA
Para ser atleta profissional e ter diversas conquistas, eu tive que entender que o Jiu-Jitsu é o esporte individual mais coletivo do mundo. Você vai precisar de um time para treinar, vai precisar de uma nutricionista para ter uma alimentação para suportar a carga de treinos e bons médicos para cuidar da sua saúde. Conquistei muitas medalhas de ouro por que tenho um time comigo. Faça boas escolhas para o seu time e você verá a evolução.