
A estreia de Helena Crevar no ADXC vai acontecer no Brasil, mais especificamente no Rio, no próximo domingo, dia 17. A faixa-roxa de Jiu-Jitsu, estadunidense, vai enfrentar a brasileira Sabrina Sousa em uma luta de grappling no card estelar do evento.
Se você tem interesse no universo competitivo das artes marciais e ainda não ouviu falar de Helena, provavelmente há algo muito errado. A atleta de 17 anos é considerada um prodígio do esporte. Ela treina com John Danaher na New Wave, mesma escola de Jiu-Jitsu que hoje conta com nomes como Gordon Ryan, Nicholas Meregali e Giancarlo Bodoni. Helena luta majoritariamente grappling, mas também participa de competições com kimono. A faixa-roxa foi uma conquista recente entregue pelo mestre Danaher.
Atualmente, Helena Crevar é detentora do título até 70 kg do Polaris. Este mês ela colocou o cinturão em xeque contra Nia Blackman e manteve a dominância. No ADCC, evento de submission mais cobiçado do mundo, a jovem atleta conseguiu uma medalha de prata em 2024. Depois de uma campanha irrevogável em Vegas, Crevar foi parada por Ana Carolina Vieira, faixa-preta pentacampeã mundial de Jiu-Jitsu.
Helena nunca perdeu em eventos famosos que promovem lutas casadas de grappling
Helena tem participação invicta em eventos de grande prestígio, como o UFC Fight Pass Invitational e o Who’s Number One. Ela nunca perdeu em nenhum deles, com duas vitórias em cada. Na IBJJF, a competidora tem títulos mundiais nas faixas coloridas, com e sem kimono, lutando no peso e no absoluto. A atleta também já brilhou no Pan-Americano. Por dois anos consecutivos, 2023 e 2024, ela ganhou o ouro duplo na competição.
Para neutralizar Helena Crevar no ADXC 7, Sabrina Sousa, pupila de André Pederneiras e campeã mundial de MMA por uma federação asiática, precisa se antecipar por conta dos múltiplos botes da adversária, que luta de forma bastante efetiva, sempre em busca da finalização.