
Durante entrevista ao podcast de Jake Shields, disponível no YouTube, Gordon Ryan revelou que um treino com AJ Agazarm o devolveu a vontade de permanecer no Jiu-Jitsu. O caso aconteceu na academia de Garry Tonon, quando Gordon tinha acabado de pegar a faixa-roxa.
Atualmente um dos lutadores de grappling mais dominantes de todos os tempos, Gordon lembrou de um período de dificuldade que viveu quando foi graduado à faixa-roxa. Gente como a gente, ele duvidou das suas habilidades quando foi repetidamente finalizado em uma sessão de treinamento. Segundo ele, umas doze vezes em um espaço de seis minutos, duração de um dos rolas.
“Eu saí e fiquei tipo, sentado deprimido o dia todo. Eu estava com o Garry (Tonon) e ele me perguntou o que havia de errado. Eu falei que já estava cheio daquilo, que nem sabia o porquê de continuar insistindo.”, comentou. Foi Garry Tonon que graduou Gordon Ryan à faixa-preta, em fevereiro de 2016.
Oportunidade de treino entre Gordon e Agazarm aconteceu por acaso
O mindset de Gordon mudou quando AJ Agazarm chegou na academia para um treino no período da tarde. Naquela época, ele apareceu porque estava se preparando para lutar o Pan da IBJJF. Gordon Ryan disse que AJ não batia em desistência em nenhum treino. Conseguir isso foi a dose de motivação que o então faixa-roxa precisava para parar de pensar em desistir.
“A única coisa que me salvou naquele dia foi o AJ Agazarm entrando na academia. O AJ não bate treinando e eu simplesmente arrebentei o ombro dele. Então, eu venci o AJ e pensei: ‘Ok, estou de volta’.”, relembrou.